Exame Logo

32 concursos públicos pagam salários de até 17 mil reais

O Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) seleciona pesquisadores na área de saúde no Rio de Janeiro. Salário chega a 10,7 mil reais

Jovens estudando (Getty Images)

Claudia Gasparini

Publicado em 31 de dezembro de 2014 às 05h00.

São Paulo - Para quem quer seguir carreira pública, veja os concursos públicos com inscrições abertas. As oportunidades profissionais estão espalhadas por todas as regiões do país.

Petrobras Distribuidora
O concurso oferece 47 vagas imediatas e 2.655 para cadastro reserva. As oportunidades são para quem tem nível superior, médio ou técnico. Os cargos de nível superior são de profissional júnior graduado em administração, ciências contábeis, comunicação, relações públicas, direito, engenharia de meio ambiente nacional, engenharia de produção nacional, engenharia de segurança do trabalho nacional, engenharia elétrica nacional, engenharia mecânica nacional, psicologia e serviço social.Também há vagas para profissional júnior com ênfase em automação (formação em engenharia mecatrônica, eletrônica, elétrica ou controle e automação), ênfase em vendas a grandes consumidores (formação em engenharia mecânica) ou ênfase em vendas a rede automotiva (formação em administração, economia, engenharia ou marketing).

As oportunidades para nível médio/técnico são para técnico de administração e controle júnior, técnico de manutenção júnior (ênfase em elétrica), técnico de manutenção júnior (ênfase em mecânica), técnico de operação júnior e técnico de química júnior.

Salário: de 3.095,97 a 8.866,74 reais
Inscrições: até 12 de janeiro pelo site da Cesgranrio

SUL E SUDESTE

SP - Prefeitura de Monte Mor
Há 43 vagas, além de cadastro reserva, para todos os graus de escolaridade. Entre os cargos disponíveis para quem tem nível superior estão os de engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro de segurança no trabalho e nutricionista.

Salário: até 7.297,38 reais
Inscrições: até 8 de janeiro pelo site do Indepac

SP- Prefeitura de Campinas
São 300 oportunidades para médicos nas áreas de clínica geral, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade e pediatria.

Salário: até 6.615,42 reais
Inscrições: até 15 de janeiro pelo site da prefeitura de Campinas, por meio do banner concurso público médicos.

SP - Prefeitura de Ribeirão Preto
São 46 oportunidades para todos os níveis. Há vagas para médicos.

Salário: até 5.813,32 reais
Inscrições: até 16 de janeiro pelo site da Vunesp

SP - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
Há 31 vagas para os níveis médio e superior. Os cargos de nível superior são para agente de fiscalização financeira-informática nas áreas de infraestrutura de TI,  sistemas, segurança da informação, gestão de projetos e governança de TI.

Salário: até 10.924,72 reais
Inscrições: até 23 de janeiro pelo site da Vunesp

SP e RJ - Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul)
São 238 vagas para nível superior, médio ou técnico, além de cadastro reserva. Os aprovados serão incluídos no Programa Nuclear Brasileiro (PNB), Programa Nuclear da Marinha do Brasil (PNM) e Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e devem trabalhar em unidades de produção e laboratórios de pesquisa. As oportunidades são para trabalhar nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Os cargos para quem tem nível superior são de analista administrativo comercio exterior, analista de recursos humanos, assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro do trabalho, médico do trabalho, entre outros.

Salário: até 6.110 reais
Inscrições: até 27 de janeiro pelo site da Cetro Concursos

RJ- Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca)
São 3 vagas para pesquisador nas áreas de aconselhamento genético, banco de amostras biológicas em câncer e bioinformática aplicada à oncologia. Para o cargo de pesquisador classe assistente de pesquisa na área de aconselhamento genético é exigido diploma de medicina, residência médica em oncologia ou especialização em genética clínica, mestrado na grande área da saúde ou ciências biológicas, reconhecido pela Capes. Experiência em pesquisa na área de genética clínica também é requisito
Para os outros dois cargos de pesquisador adjunto é preciso ter título de doutor na grande área da saúde e ciências biológicas, fornecido por instituição de ensino superior, reconhecido pela Capes. Comprovação de pesquisa relevante na área de imunologia e imunoterapia tumoral é requisito.

Salário: até 10.742,87 reais
Inscrições: até 5 de janeiro de 2015 pelo site do Inca.

RJ - Colégio Pedro II
Há 69 vagas para professores das disciplinas de artes visuais, biologia, ciência da computação, desenho, educação física, educação musical, espanhol, filosofia, física, francês, geografia, história, informática educativa, inglês, matemática, português, química, sociologia, educação infantil e 1º segmento do ensino fundamental. Os salários são maiores para quem tem especialização, mestrado e doutorado.

Salário: até 8.844,64 reais
inscrições: até 8 de janeiro pelo site do Idecan

ES - Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Espírito Santo (Detran/ES)
São 6 vagas para quem tem ensino superior em medicina. É preciso ter inscrição no CRM e experiência clínica de no mínimo dois anos depois da formação acadêmica.

Salário: até 6.435 reais
Inscrições: até 9 de janeiro. A inscrição e entrega de documentação devem ser feitas na dede do Detran/ES no Auditório Mário Siqueira, 1º andar, na Av. Nossa Senhora da Penha, nº 2.270, Bairro Santa Luiza, Vitória/ES, no período de 09:00 às 17:00hs, com agendamento prévio pelos telefones (27) 3137-2638 ou (27) 3137-2681.

MG - Prefeitura de Itabirito
São 268 oportunidades e formação de cadastro de reserva. Os cargos que exigem curso superior são para administrador de empresas, advogado, arquiteto, bibliotecário, biólogo, contador, designer, economista, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, historiador, jornalista, professor de teatro, professor desportivo , psicólogo, publicitário, técnico administrativo e turismólogo.

Salário: 6.378,90 reais
Inscrições: até 7 de janeiro pelo site Gestão Concursos

MG- Prefeitura de São Pedro da União
São 75 oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Há oportunidades para advogado, assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro, entre outras.

Salário: até 9.216,35 reais
Inscrições: até 8 de janeiro pelo site Exame Consultores

MG - Prefeitura de Pouso Alegre
Há 54 vagas para todos os graus de escolaridade. Os cargos de nível superior são de advogado, farmacêutico, médico clínico geral, médico pedriatra e médico ESF.

Salário: 8.924,54 reais
Inscrições: até 8 de janeiro pelo site do Imam

PR - Prefeitura de Nova Cantu
São 36 vagas para todos os níveis de escolaridade.

Salário: até 7.297,38 reais
Inscrições: até 8 de janeiro pelo site Saber

PR - Prefeitura de Jaguariaíva
São 95 oportunidades e formação de cadastro de reserva. Há oportunidades para advogado, arquiteto, engenheiros, fonoaudiólogo, médico, professores, psicólogo, entre outras.

Salário: até 10.001,43 reais
Inscrições: até 12 de janeiro pelo site Uniuv

PR - Prefeitura de Francisco Beltrão
São 40 oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Para quem tem nível superior há vagas para administrador, analista de sistemas, assistente social, bioquímico, contador, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, jornalista, médico clínico geral, médico generalista, médico ginecologista, médico pediatra, odontólogo, professor de educação física, psicólogo e terapeuta ocupacional.

Salário: até 9 mil reais
Inscrições: até 2 de fevereiro pelo site da Funtef PR

SC- Polícia Militar de Santa Catarina
São 70 vagas, sendo que 65 são para homens e 5 para mulheres. É preciso ter nível superior em direito, altura igual ou superior a 1,65 (homens) e 1,60 (mulheres), ter peso proporcional à altura, conforme índice de massa corporal (IMC), ter idade entre 18 e 30 anos e carteira nacional de habilitação de qualquer categoria. Vale ressaltar que há algumas restrições para tatuagens no edital do concurso.

Salário: 15.156,11 reais para o posto de 2º Tenente QOPM.
Inscrições: até 14 de janeiro pelo site do IOBV

RS - Prefeitura de Cerro Grande
Há 41 vagas para todos os níveis. Os cargos para profissionais com ensino superior completo são de agente de controle interno, enfermeiro, farmacêutico, licenciador e fiscal ambiental, fisioterapeuta, médico, nutricionista, procurador jurídico e professor (várias disciplinas).

Salário: até 5.551,32 reais
Inscrições: até 22 de janeiro pelo site da Omni Concursos

CENTRO-OESTE

DF - Conselho Nacional do Ministério Público
São 87 vagas e formação de cadastro reserva para analista nas áreas de apoio jurídico (direito, apoio técnico especializado), arquivologia, comunicação social, contabilidade, engenharia civil e estatística, apoio técnico administrativo (controle interno e gestão pública), e tecnologia da informação e comunicação (desenvolvimento de sistemas e suporte e infraestrutura). As vagas de nível médio ou técnico são para técnico na área de apoio técnico administrativo (administração e segurança institucional). Os aprovados vão trabalhar em Brasília.

Salário: até 8.178,06 reais
Inscrições: até 21 de janeiro pelo site da FCC

DF - Ministério da Previdência Social
Há 40 vagas para nível médio e superior. Os aprovados trabalharão no Programa de Apoio à Modernização da Gestão do Sistema da Previdência Social (Proprev), Segunda Fase. Entre as áreas disponíveis para nível superior estão contratações, TI, demonstrativos contábeis, entre outras.

Salário: até 6.130 reais
Inscrições: até 30 de janeiro pelo site da EBCP Concursos

GO - Polícia Técnico-Científica de Goiás
São 460 oportunidades na Polícia Técnico-Científica, divididas entre os cargos de médico legista, perito criminal e auxiliar de autópsia.

Salário: até 7,6 mil reais
Inscrições: até 10 de janeiro pelo site da Fundação Universa

GO - Prefeitura de Palestina de Goiás
São 49 vagas, além de cadastro, para trabalhar nas funções de professor, dentista, médico, enfermeiro, entre outros.

Salário: até 5.596 reais
Inscrições: até 14 de janeiro pelo site da Perfas

MT- Prefeitura de Sinop
São 207 oportunidades para cargos de nível fundamental, médio e superior. Há vagas para biomédico, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico/bioquímico, fisioterapia, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, professor e terapeuta ocupacional.

Salário: 8.178,62 reais
Inscrições: até 31 de dezembro pelo site Objetiva Concursos

MT- Prefeitura de Querência
São 277 vagas para todos os níveis. Há oportunidades para agrônomo, assistente social, arquiteto, enfermeiro, engenheiros, odontólogo, psicólogo, médico, entre outros.

Salário: até 17 mil
Inscrições: até 21 de janeiro pelo site da ACPI

MT - Auditoria Geral do Mato Grosso
São duas vagas para auditor do estado e formação de cadastro de reserva. Podem participar formados e com registro no Conselho de Classe das áreas de ciências contábeis, engenharia civil, administração, direito, ciências da computação e economia.

Salário: 13.511,68 reais
Inscrições: até 26 de janeiro de 2015 pelo site FMP Concursos

MS - Prefeitura de Nova Andradina
Há 514 vagas para os níveis fundamental, médio e superior, além de cadastro reserva. Entre os cargos para quem tem graduação completa estão os de advogado, administrador, auditor de tributos municipais, assistente social, biólogo, bibliotecário, engenheiro fiscal de obras, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, bioquímico, fiscal do meio ambiente, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e médico veterinário, médico especialista em várias áreas e odontólogo.

Salário: até 11.009,95
Inscrições: até 12 de janeiro pelo site da Fapec

NORTE E NORDESTE

PE - Secretaria da Fazenda de Pernambuco
Há quatro vagas de julgador administrativo tributário do tesouro estadual. É pré-requisito ter diploma de bacharel em direito e ser inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Salário: até 16.979,85 reais
Inscrições: até 5 de janeiro pelo site da FCC

PE- Prefeitura do Recife
São 152 oportunidades para médicos em 16 especialidades. Há vagas para o Programa de Saúde da Família, clínico geral, ginecologista obstetra, psiquiatra, pediatra, cirurgião-geral, anestesiologista, neonatologista, neuropediatria, patologista (citologia mamária), proctologista, psiquiatra infantil e perito. Os médicos selecionados vão trabalhar nas redes de Atenção Básica, de Especialidades, de Urgência e Emergência e Materno Infantil.

Salário: até 9.315,50 reais
Inscrições: até 12 de janeiro pelo site Ipad

PB - Prefeitura de Santana dos Garrotes
São 31 oportunidades, ao todo. Há vagas para médico, enfermeiro, odontólogo, assistente social, professores, entre outras.

Salário: até 5.500 reais
Inscrições: até 11 de janeiro pelo site do Conpass

PI - Prefeitura de Caridade do Piauí
São 51 oportunidades para todos os níveis. Há vagas para agente administrativo, motorista, médico, professor, cirurgião dentista, médico veterinário.

Salário: até 6,6 mil reais

Inscrições: até 15 de janeiro pelo site do Instituto Cesar Rufino

TO - Prefeitura de Colmeia
O concurso oferece 101 vagas para diversos níveis. Quem tem graduação pode mirar as oportunidades para farmacêutico, enfermeiro padrão, professor da educação básica, médico, psicólogo e assistente social.

Salário: até 8,5 mil reais
Inscrições: até 4 de janeiro pelo site da Amiga Pública

PA- Prefeitura de Capitão Poço
São 26 oportunidades que exigem nível superior. Há vagas para enfermeiro, médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, procurador municipal, entre outras.

Salário: até 6.330 reais
Inscrições: até 5 de janeiro pelo site do Instituto Vicente Nelson

PA - Prefeitura de Parauapebas
Há 16 vagas para nível superior, sendo cinco para auditor fiscal (administrador, economista, contador e advogado) e 11 para procurador do município (advogado).

Salário: até 15.503,71 reais
Inscrições: até 28 de janeiro pelo site da Fadesp

São Paulo - A estabilidade profissional é o grande ponto forte da carreira pública e o que motiva milhares de concurseiros a persistirem nos estudos. Por outro lado, o comodismo de alguns servidores pode incomodar, assim como a natureza pouco criativa de algumas tarefas. EXAME.com colheu depoimentos de nove jovens aprovados em concursos públicos para saber o que eles consideram o melhor e o pior no trabalho como servidores públicos. De técnicos, a juízes, confira o que eles disseram:
  • 2. Isabela Ferrari – juíza federal

    2 /11(Divulgação)

  • Veja também

    Idade: 29 anos
    Tempo no cargo: 2 anos, sendo 5 anos de carreira pública no total. O que mais gosta na carreira pública: “A estabilidade. Essa segurança sobre a permanência no cargo permite ao indivíduo programar a sua vida com tranquilidade. Daí decorrem vantagens financeiras referentes a planejamento de longo prazo e vantagens emocionais, como a tranquilidade proporcionada às mulheres com relação ao planejamento familiar e a serenidade perante crises econômicas ou mudanças estruturais. Colaborar para o bem estar social também é muito gratificante”, diz. O que menos gosta na carreira pública: “Talvez a maior desvantagem do serviço público seja a falta de reconhecimento, por parte do Estado, do serviço bem realizado. Essa costuma ser a causa do comodismo, tão referido quando se pensa em funcionalismo público. Além disso, no Brasil, percebemos que existem graves distorções com relação à meritocracia. Um avanço foi a vedação ao nepotismo. Outro é a defesa, cada vez mais intensa, da adoção de uma concepção gerencial de Administração Pública”.
  • 3. Aloysio Lopes – delegado do RJ

    3 /11(Divulgação)

  • Idade: 26 anos Tempo no cargo: 1 ano Como estudou: pelo site Questões de Concursos O que mais gosta na carreira pública: “O maior ponto forte do serviço público é a estabilidade, e, no meu caso em específico, a possibilidade que o meu trabalho me proporciona de ajudar a sociedade a viver de forma mais pacífica e harmônica. É a minha grande realização pessoal”. O que menos gosta na carreira pública: “o comodismo que alguns servidores apresentam quando ingressam na carreira pública, pensando que, por ter a estabilidade, não precisam se dedicar como fariam no setor privado”.
  • 4. Luana Santarém – técnica do Ministério Público do RJ

    4 /11(Divulgação)

    Idade: 30 anos. Tempo no cargo: 2 anos e meio. Como estudou: pelo site Questões de Concursos. O que mais gosta na carreira pública: “ a estabilidade, o fato de você conseguir planejar sua vida, sem aquela incerteza da área privada.O salário também me chamou bastante atenção, sem contar que trabalho na área que sempre quis, sou servidora do MP e faço faculdade de Direito. Assim que acabar meu curso pretendo voltar à rotina de concurseira.” O que menos gosta na carreira pública: “é um serviço bem rotineiro, sem muita criatividade”.
  • 5. Priscila Wagner - juíza federal do trabalho

    5 /11(Divulgação)

    Idade: 31 anos. Tempo no cargo: 2 anos. Como estudou: Curso Ênfase. O que mais gosta na carreira pública: "a estabilidade é o ponto mais forte. Não há dúvidas de que os frutos trazidos por esta tranquilidade devem ser reconhecidos, especialmente para as mulheres, que possuem via de regra jornada dupla e ainda enfrentam algumas dificuldades na iniciativa privada. Outro ponto importante é a pontualidade no pagamento.” O que menos gosta na carreira pública: “Para mim, a maior dificuldade na carreira pública é o salário, que varia de acordo com o governo existente no país. Alguns governos valorizam mais o servidor público, outros nem tanto”.
  • 6. Taciana Garcia – técnica da Defensoria Pública do RJ (DPGE-RJ)

    6 /11(Divulgação)

    Idade: 30 anos. Como estudou: pelo site Questões de Concursos. O que mais gosta na carreira pública: “trabalhar na Defensoria não é um mero trabalho burocrático. É um trabalho humano. A vivência que se tem com as histórias dos assistidos não é possível ter em nenhuma outra instituição. Trabalhar na Defensoria se torna uma doação de amor ao próximo cultivada diariamente. É muito gratificante. E será ali que minha carreira seguirá seu fluxo!” O que menos gosta na carreira pública: “sinceramente, não tenho essa visão, pois a cada dia penso que existe uma oportunidade a mais de contribuir com as pessoas por meio de um órgão que cumpre seu papel de possibilitar acessibilidade à Justiça gratuita”.
  • 7. Camila Lima – agente executiva da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

    7 /11(Divulgação)

    Idade: 31 anos. Tempo no cargo: quase 3 anos. O que mais gosta na carreira pública: “estabilidade, benefícios, flexibilidade no horário, o fato de poder realizar cursos de capacitação e de trabalhar em um local acessível para pessoas com necessidades especiais, como eu. Consigo ter horário especial sem redução de salário para fazer os tratamentos que preciso em um período do dia”. O que menos gosta na carreira pública: “do engessamento da administração pública”.
  • 8. Rafaela da Silva Mello - técnica judiciária do TRT

    8 /11(Divulgação)

    Idade: 25 anos. Tempo no cargo: 6 anos. Como estudou: aluna do curso Toga, atualmente estudando para ser juíza. O que mais gosta na carreira pública: “estabilidade, bons salários, plano de carreira”. O que menos gosta na carreira pública: “o fato de os serviços serem permanentes, com pouca variação nas tarefas”.
  • 9. Priscila Martinho da Costa - procuradora da Fazenda Nacional (PGFN)

    9 /11(Divulgação)

    Idade: 34 anos. Tempo no cargo: 1 ano e 2 meses. Como estudou: curso Ênfase. O que mais gosta na carreira pública: “da segurança do vínculo que me permite exercer minhas funções com mais tranquilidade, do caráter democrático do ingresso (concurso público), da possibilidade de continuidade dos estudos, por meio de cursos de especialização e de reciclagem, bem como pós-graduação e mestrado”. O que menos gosta na carreira pública: “ é da ausência de mecanismos mais efetivos de estímulos àqueles que se destacam em sua atuação, tal como ocorre na iniciativa privada, bem como da dificuldade em se modernizar e aprimorar a infraestrutura do local de trabalho, por meio da contratação de novos servidores da carreira de apoio e aquisição de materiais, em decorrência da limitação orçamentária”.
  • 10. Mariana Albuquerque - funcionária da Petrobras

    10 /11(Divulgação)

    Idade: 24 anos. Tempo no cargo: 2 anos e meio. Como estudou: pelo site Questões de Concursos. O que mais gosta na carreira pública: “a estabilidade. Hoje, no mercado altamente competitivo, essa estabilidade traz um pouco de tranquilidade. Outro fator muito importante, especificamente no meu caso, é a flexibilidade de horário e a tranquilidade de se trabalhar sem muita pressão e tantas cobranças. Destaco também o investimento que a minha empresa, em especial, tem em relação à atualização e ao aperfeiçoamento de seus empregados”. O que menos gosta na carreira pública: “a comodidade de alguns servidores. Devido à segurança no emprego, talvez não se esforcem o suficiente para ter um bom desempenho no trabalho e colaborar com os demais”.
  • 11. Agora veja as estratégias de estudo de concurseiros aprovados em 1º lugar

    11 /11(Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosConcursosConcursos públicosvagas-de-emprego

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame