Exame Logo

3 fatores bizarros que aumentam o salário, segundo pesquisas

Pesquisa da London Business School mostra que presidentes de empresa são mais altos do que a maioria da população. Veja outros aspectos que pesam no salário

EXAME.com (EXAME.com)

Camila Pati

Publicado em 5 de junho de 2014 às 09h33.

São Paulo – Nem só experiência, qualificação e perfil profissional definem o valor do seu salário . Há outros aspectos determinantes no caminho entre a base e o topo da pirâmide hierárquica, segundo a Ciência. E eles podem ser bastante inusitados, e até bizarros. Confira o que dizem três estudos científicos:

1Altura

Isso mesmo. A altura de um executivo é proporcional ao seu salário. Quanto maior a estatura, mais “gordo” o salário.
A descoberta recente é de uma pesquisa realizada na Suécia pela equipe da London Business School, cujos trechos foram revelados pelo Financial Times.

Dados mostram que presidentes de empresa, são, em média, mais altos do que 90% da população e têm mais habilidades-  cognitivas e não cognitivas - do que a maioria das pessoas.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam a vida de 1,3 milhão de homens que fizeram o serviço militar obrigatório entre 1952 e 1978 ( por isso as mulheres não participaram do estudo). Deste grupo, 41 mil, segundo os pesquisadores, eram executivos do topo da pirâmide.

Na opinião do coautor da pesquisa, Samuli Knüpfer, professor de finanças da London Business School, os resultados encontrados na Suécia também devem ser válidos para outros países industrializados.

2Beleza

Mulheres e homens “bonitões” ganham mais do que seus pares não tão belos. Para eles, a diferença chega a 17% e, para elas, 12%.
Os cálculos são do economista Daniel Hamermes, autos do livro "Beauty Pays: why attractive people are more successful".

Autoconfiança e autoestima podem explicar a diferença no salário, segundo a pesquisa. Quem é mais bonito, geralmente, tem mais chances de ser também mais seguro de si. E isso pode ter influência direta no comportamento no trabalho e, consequentemente, no sucesso de carreira .

3Nome curto

Este talvez seja o fator que mais cause estranheza. Pesquisa divulgada no ano passado pelo site de recrutamento TheLadders relaciona o tamanho do nome ao valor do salário. Quem tem nome mais curto, com até 5 letras, tem mais chances de ganhar mais, segundo o TheLadders.

Para fazer essa afirmação inusitada, uma equipe de pesquisadores do site analisou o nome e os vencimentos de 6 milhões de usuários. Tom, Rob, Dale, Melissa são alguns dos nomes ligados aos maiores salários.

A ideia é transmitir seriedade, credibilidade e formalidade. “Cores escuras, como azul marinho, preto, marrom, vinho e verde-musgo, passam essa ideia de seriedade. Na publicidade, por exemplo, quando o objetivo é reforçar a solidez do produto, a cor escura é o primeiro elemento”, diz Ana Vaz. Linhas retas e tecidos mais estruturados também ajudam a reforçar estas características. “O tubinho preto é tradução do terno para as mulheres”, explica Ana.  No entanto, exagerar no visual escuro não é indicado. Por isso, a dicas é mesclar com tons mais suaves. A camisa mais clara, na foto, faz esse papel de dosagem para que o negativo não se sobreponha.
  • 2. 2. Reunião descontraída ou brainstorm

    2 /8(Getty Images)

  • Veja também

    Em situações deste tipo, o ideal é apostar em cores mais claras. “Bege, rosa, amarelo e azul-céu dão o tom de proximidade, leveza e descontração”, diz Ana. Por exemplo, os ternos masculinos de cor clara são mais indicados para as situações mais informais. Para evitar exageros, aposte na mistura com cores escuras ou mais vivas, se quiser dar uma ideia de impetuosidade e fugir da imagem de fragilidade. Na foto, por exemplo, o casaco azul marinho é o elemento que dá o equilíbrio. “A pessoa pode brincar com as formas, também. Uma coisa é escolher uma blusa mais arredondada com botões de pérola, outra coisa é apostar em um blaser coordenado com uma calça de alfaiataria”, diz Ana.
  • 3. 3. Para tomar decisões

    3 /8(Getty Images)

  • A racionalidade que uma tomada de decisões no ambiente de trabalho pede é estimulada pelas cores frias. Azuis, verdes azulados (como o verde-esmeralda), cinza e roxo passam essa mensagem, segundo a especialista. “As cores frias são aquelas que têm bastante azul na composição”, diz. Para as mulheres, a maquiagem pode fazer a contraposição. “Batom no tom coral pode quebrar um pouco a ideia de frieza”, diz. Mas se a ideia é mesmo impor distância, combine com cores escuras.
  • 4. 4. Reunião tensa ou com chefe difícil

    4 /8(Getty Images)

    Cores foscas e suaves são uma boa alternativa para encarar um chefe difícil ou uma reunião complicada. “O tom opaco é ligado à imagem adulta, traz o símbolo do comprometimento e intelectualidade”, diz Ana. Azul acinzentado, bege, tons de vinho mais esfumaçados e verde-musgo são as indicações da especialista porque reúnem a imagem de prudência, discrição, paz, equilíbrio, acolhimento, introspecção e maturidade.
  • 5. 5. Para ter bom humor e coragem e estimular a criatividade

    5 /8(Getty Images)

    Aposte na força das cores vivas. Vermelho, turquesa, pink e amarelo-ouro projetam casualidade, ousadia e criatividade. “A gente nasce amando as cores vivas, elas são instigantes, divertidas e não são monótonas”, diz Ana. De acordo com ela, são cores atreladas à infância e adolescência. “Por isso podem dar a ideia de cores pouco sofisticadas e infantis”, diz ela. Por isso, use algumas peças e evite ser visto como incoerente ou impulsivo, efeitos negativos dessas cores. Mesclar cores vivas com bege, cinza, ou verde-militar são alternativas ao uso do preto, desaconselhado pela especialista.
    Para os homens que estão em ambiente muito tradicional, ela indica uma gravata vermelha, por exemplo.
  • 6. 7. Para ganhar a atenção e se aproximar de um cliente

    6 /8(Getty Images)

    Ao mesmo tempo em que o objetivo é transmitir credibilidade, quando o encontro é com um cliente, é essencial dar a sensação de proximidade também. “Há cores que por si só geram simpatia”, diz Ana. Tons claros de rosa, lilás, salmão dão o toque de delicadeza e gentileza a um visual mais sóbrio, com terno ou tailleur mais escuros, por exemplo.
  • 7. 8. Em uma apresentação

    7 /8(Getty Images)

    A última coisa que um profissional que está fazendo uma apresentação quer é que a plateia preste mais atenção na sua roupa do que na sua fala. “Uma cor muito viva pode servir como ruído na comunicação porque compete pela atenção, diz Ana.  A dica é optar por cores mais opacas. “Que não seja muito acesa, pode, por exemplo ser um rosa queimado, azul anil e marinho”, diz Ana.
  • 8. Agora, veja as dicas de roupas para 5 profissões

    8 /8(Getty Images/Arquivo Editora Abril)

  • Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosSaláriosSucesso

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame