* Escrito por Lígia Crispino, sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto
Há mais de um ano temos acompanhado o escândalo da Petrobras. Como o tema que tem impactado significativamente os negócios, é importante estar preparado para falar sobre o cenário econômico e político do Brasil em apresentações corporativas, entrevistas em inglês ou simplesmente no contato informal com estrangeiros.
Veja a seguir 11 palavras em inglês que podem ser úteis na hora de falar sobre o assunto. Algumas são fáceis de confundir entre si, como economic e economical, economy e economics, ou ainda policy e politics. Vamos às definições de cada termo:
1. Economic
Adjetivo que quer dizer econômico/a, relativo à economia, a ciência que estuda os fenômenos econômicos.
Exemplos:
Our economic challenge is the ballooning budget/ budgetary deficit. ( Nosso desafio econômico é o crescente déficit orçamentário.)
Looking through some Brazilian economic indicators, the only ones pointing up are the ones we would like to see going down: inflation, unemployment, interest rate and public debt. (Avaliando alguns dos indicadores econômicos do Brasil, os únicos que estão subindo são aqueles que gostaríamos de ver caindo: inflação, desemprego, taxa de juros e dívida pública.)
2. Economical
Adjetivo usado para pessoa ou objeto que gasta pouco, o mesmo que frugal, regrado, moderado, econômico etc.
Exemplo:
We bought a very economical car.(Nós compramos um carro bem econômico.)
3. Economics
Economia, a ciência que estuda os fenômenos relativos à produção, distribuição e consumo de bens. É o que se estuda na faculdade, as chamadas ciências econômicas.
Exemplos:
I have a degree in Economics. (Sou formado em Economia. Tenho graduação em Economia)
I graduated with a degree in Economics from Harvard. (Sou graduado em Economia por Harvard.)
4. Economy
Economia no sentido da economia de um país. Também utilizado para designar a classe econômica no avião: economy class ou coach class.
Exemplo:
Our economy has been in free fall for almost one year. (Nossa economia está em queda livre há quase um ano.)
5. Policy
Política, mas se refere à diretriz, à norma, aos princípios, à filosofia, à linha de ação etc. implantada por qualquer tipo de organização, até mesmo o próprio governo. Também é usada para definir apólice de seguro: insurance policy.
Exemplos:
Foreign policy (política externa)
US policy on Iraq (política externa americana sobre questões relativas ao Iraque).
Ms Rousseff is being accused of irresponsible fiscal and monetary policies. (A Senhora Rousseff está sendo acusada de políticas fiscais e monetárias irresponsáveis.)
6. Politics
Política (ciência política). Refere à ciência que trata dos fenômenos relativos ao Estado.
Exemplo:
The Brazilian politics has been shaken by the worst corruption scandal ever. (A política brasileira foi abalada pelo pior escândalo de corrupção de todos os tempos.)
7. Political
Adjetivo relativo à política.
Exemplos:
Brazil’s political system is broken and reforms are needed to restore its credibility in the eyes of voters, according to Fernando Henrique Cardoso. (O sistema politico brasileiro está quebrado e são necessárias reformas para restaurar a credibilidade do país aos olhos dos eleitores, de acordo com Fernando Henrique Cardoso.)
8. Politician
Substantivo referente a um membro do governo.
Exemplos:
The demonstrations reflect the Brazilian right’s growing confidence, a product of the deep political crisis of the PT government, which has ruled Brazil since 2003. (As manifestações refletem a confiança crescente do direito do povo brasileiro, um produto da crise política do governo petista que governa o Brasil desde 2003.)
Politicians are being charged with crimes such as bribery and money-laundering.(Políticos estão sendo acusados por crimes, tais como suborno e lavagem de dinheiro.)
9. Police
Polícia.
Exemplo:
On March 2014, the Brazilian Federal Police started an investigation entitled ‘Lava Jato’ which ended up unveiling a fraud and corruption scheme designed to embezzle assets from Petrobras through padded contracts. (Em março de 2014, a Polícia Federal brasileira começou uma investigação intitulada “Lava Jato”, a qual acabou revelando um esquema de fraude e corrupção, arquitetado para desviar recursos/ bens/ ativos da Petrobras, através de contratos superfaturados.)
10. Term
Mandato.
Exemplo:
Dilma Rousseff’s first term was from 2011 to 2014. The National Audit Tribunal urged Congress not to approve the government’s accounts for 2014. (O primeiro mandato de Dilma Rousseff foi de 2011 a 2014. O Tribunal de Contas da União [TCU] insistiu para que o Congresso não aprove as contas do governo de 2014.)
11. Sitting president
Presidente em exercício; atual presidente.
Exemplo:
Eduardo Cunha, speaker of Congress’s lower house, initiated impeachment proceedings against the sitting president, Dilma Rousseff. (Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, iniciou o processo de impeachment contra a atual presidente da República, Dilma Rousseff.)
Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto. Autora do livro de poemas "Fora da Linha", é colunista dos portais RH.com e Vagas Profissões.
- 1. Boas leituras
1 /12(Thinkstock/8213erika)
São Paulo - Se você é apaixonado por
livros e procura bons
conselhos profissionais , aí vai uma boa notícia: as prateleiras das bibliotecas e livrarias estão cheias de titulos feitos sob medida para você. A pedido de
EXAME.com, três especialistas em carreira listaram 10 obras lançadas em 2015 que merecem a atenção de quem quer avançar na carreira. Dedicados a temas como
liderança , inteligência emocional e até meditação, os livros recomendados podem servir como fonte de motivação e estratégia para o
mercado de trabalho em 2016. Navegue pelas imagens para ver a lista.
- 2. "Um novo jeito de trabalhar"
2 /12(EXAME.com/Divulgação)
Com seus escritórios coloridos e proposta descolada, o Google é
uma das empresas mais desejadas por profissionais de diversos setores. Neste livro, o vice-presidente de RH da multinacional revela seus segredos para contratar talentos, promover uma cultura de eficiência e garantir a satisfação dos funcionários com o ambiente de trabalho. Para a coach Marie-Josette Brauer, fundadora do Innovation Coach Center, as estratégias de Bock não são aplicáveis a todas as empresas e nem a todos os candidatos. Mesmo assim, algumas das suas lições são preciosas e úteis até para quem não trabalha diretamente com recursos humanos, diz ela.
"Um novo jeito de trabalhar"
Autor: Laszlo Bock
Editora:Sextante
- 3. “10% mais feliz”
3 /12(EXAME.com/Divulgação)
Dan Harris era um jornalista com um futuro brilhante pela frente. Até o dia em que, sufocado pela sua autocrítica exagerada, teve um ataque de pânico ao vivo, diante de milhões de espectadores da rede de TV americana ABC News. Após o episódio, ele começou a buscar recursos para aplacar sua preocupação desmedida com os outros. Neste livro, indicado pelo consultor em gestão de pessoas Eduardo Ferraz, Harris mostra como a espiritualidade e a meditação mudaram a sua forma de enxergar o trabalho e a vida. “É uma leitura excelente, feita para pessoas ansiosas e céticas que detestam livros de auto-ajuda”, diz Ferraz. “O autor não quer mudar a sua vida, só pretende sugerir algo que pode melhorá-la em uns 10%, pelo menos”. “10% mais feliz”
Autor: Dan Harris
Editora:GMT
- 4. “O lado difícil das situações difíceis”
4 /12(EXAME.com/Divulgação)
Aqui, o empresário Ben Horowitz compartilha de forma clara e sincera quais foram os obstáculos que precisou ultrapassar para cuidar de seu negócio. Fã de rap, ele ilustra seus conselhos de carreira e gestão com letras das suas músicas favoritas. “O autor escreve de uma maneira tão agradável que produziu uma excelente leitura para todos, executivos ou não”, diz a coach Marie-Josette Brauer. “Não se trata de mais um livro para aprender como ser um CEO de sucesso, mas sim de lições relevantes sobre como lidar com dificuldades na vida profissional e pessoal”. “O lado difícil das situações difíceis”
Autor: Ben Horowitz
Editora:WMF Martins Fontes
- 5. “O poder do fracasso”
5 /12(EXAME.com/Divulgação)
Será que vencer realmente significa
acertar na primeira tentativa? A proposta da autora é mostrar como diversas realizações humanas - de obras de arte a grandes descobertas da ciência - nasceram da insistência após inúmeras tentativas frustradas. A grande lição do livro está em mostrar o fracasso sob uma nova luz, segundo Marie-Josette.“ Ao não conseguir o resultado desejado, precisamos de persistência para aproveitar as novas possibilidades que aparecem”, explica a coach.
“O poder do fracasso” Autora: Sarah Lewis
Editora:Sextante
- 6. “Gestão da emoção”
6 /12(EXAME.com/Divulgação)
Inteligência emocional é uma competência fundamental para profissionais de qualquer área -
ainda mais em meio à crise econômica. Aqui, o psiquiatra e escritor Augusto Cury retoma o assunto trazendo técnicas simples para identificar o gasto desnecessário de energia e administrar melhor o que você sente. De acordo com Sueli Fernandes, gerente de inserção profissional da Fundação Mudes, o livro é um excelente apoio para atingir o difícil equilíbrio entre as nossas emoções e as demandas do mundo do trabalho.
“Gestão da emoção”
Autor: Augusto Cury
Editora:Benvira
- 7. “Como chegar ao sim com você mesmo?”
7 /12(EXAME.com/Divulgação)
O especialista em negociação William Ury propõe um caminho surpreendente para fechar um acordo: chegar ao “sim” primeiro com você mesmo, para então buscar o “sim” dos outros. Apesar de fornecer um roteiro claro e simples, o livro não diminui a imensa dificuldade que existe em negociar diante de situações complicadas, diz a coach Marie-Josette Brauer. Ainda assim, faz pensar e nos reposiciona frente às críticas e ao confronto. “Como chegar ao sim com você mesmo?”
Autor: William Ury
Editora:Sextante
- 8. “A nova lógica do sucesso”
8 /12(EXAME.com/Divulgação)
Escrito pelo psiquiatra Roberto Shinyashiki, o livro aborda temas como falta de reconhecimento e vitimização no trabalho. O autor mostra que existem dois pensamentos equivocados na hora de buscar o sucesso, comenta Sueli Fernandes, gerente de inserção profissional da Fundação Mudes. “O primeiro é pensar que esse objetivo será alcançado com o excesso de trabalho; o segundo é virar um especialista solitário, que sabe muito, mas atua isolado”, diz ela. “A nova lógica do sucesso”
Autor: Roberto Shinyashiki
Editora:Gente
- 9. “Ataque! Transforme incertezas em oportunidades”
9 /12(EXAME.com/Divulgação)
Guru do mundo dos negócios, Ram Charan propõe um antídoto simples contra a incerteza: não ficar parado. “O livro aborda a necessidade de mudança do modelo de liderança antigo para poder preparar a organização para a era da incerteza”, explica Marie-Josette Brauer. “O conhecido estilo de Charan, com pouca teoria e cheio de exemplos reais, torna a leitura fácil e interessante”. “Ataque! Transforme incertezas em oportunidades”
Autor: Ram Charan
Editora:HSM
- 10. “Ágeis e inovadoras”
10 /12(EXAME.com/Divulgação)
Editor do jornal "The New York Times", o autor reúne observações extraídas de entrevistas com mais de 200 CEOs de empresas de diversos portes e setores. As experiências dos executivos são traduzidas de forma direta e acessível a todos os leitores. O foco da discussão está em como usar a agilidade e inovação para ganhar competitividade. A indicação é da coach Marie-Josette Brauer. “Ágeis e inovadoras”
Autor: Adam Bryant
Editora:WMF Martins Fontes
- 11. “Geração de valor 2: Plantando sonhos, colhendo conquistas”
11 /12(EXAME.com/Divulgação)
Sequência do livro “Geração de valor”, este volume traz uma coletânea de textos e charges sobre sucesso na carreira e nos negócios. Segundo Marie-Josette Brauer, o mérito do livro está em descrever a trajetória de um jovem empresário brasileiro de sucesso. “Muito motivacional, a leitura traz um interessante relato dos passos do autor, da venda de sua escola de línguas à posterior compra de uma equipe americana de futebol”, explica ela. “Geração de valor 2: Plantando sonhos, colhendo conquistas”
Autor: Flávio Augusto da Silva
Editora:Sextante
- 12. Quer mais indicações de livros?
12 /12(Thinkstock/Connel_Design)