11 alongamentos para fazer antes do concurso público

Fisioterapeuta Rossana Quessa demonstra quais movimentos são ideais para se fazer antes da prova. Ideal é ficar de 15 a 20 segundos em cada posição

Alongamento em frente ao mar (Getty Images)

Alongamento em frente ao mar (Getty Images)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 20 de agosto de 2012 às 15h30.

São Paulo- Quem já passou por uma longa prova de concurso público sabe: após horas de maratona de questões, o cansaço físico e mental dominam. 

Ficar muito tempo na mesma posição e, ainda por cima, manter a postura errada são ingredientes básicos para as dores musculares e articulares, diz a fisioterapeuta Rossana Quessa, do consultório Fisio Ibirapuera, em São Paulo. Os altos níveis de estresse contribuem, e muito, para piorar o problema.

Para tentar diminuir a tensão, uma das indicações é alongar o corpo. “Em situação de imobilidade prolongada, o alongamento reduz a tensão, melhora a postura, ativa a circulação sanguínea e alivia o estresse”, diz Rossana. E, portanto, pode melhorar até seu rendimento durante a prova.

A dica é esticar os músculos um pouco antes do início da prova. Confira alguns alongamentos indicados pela fisioterapeuta clicando nas fotos ao lado. O ideal é ficar de 15 a 20 segundos em cada posição.

Acompanhe tudo sobre:ConcursosConcursos públicos

Mais de Carreira

Como tirar o visto americano: guia prático e completo

O que é a avaliação de desempenho e quais são as principais formas de aplicá-la?

Vivo abre 500 vagas para programa de estágio sem exigência do inglês e com 3 dias de home office

Quer ser um “chef”? Nestlé abre mil vagas em curso gratuito de gastronomia; veja como participar

Mais na Exame