Exame Logo

105 bolsas na Universidade de Jaén, da Espanha; instituição aceita o ENEM

O programa concederá 75 bolsas de graduação e 30 bolsas de mestrado a alunos estrangeiros que desejem cursar o ensino superior em alguns dos programas disponíveis na universidade. Veja como se inscrever

Espanha: (Blazquez Dominguez/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2022 às 09h00.

Por EstudarFora

A Universidade de Jaén, daEspanha, está recebendo inscrições para seu programa de atração de talentos internacionais para graduação e pós-graduação em 2023. O programa concederá 75 bolsas degraduação e 30 bolsas demestrado a alunos estrangeiros que desejem cursar o ensino superior em alguns dos programas disponíveis na universidade.

Veja também

Jaén é uma das universidades internacionais que recebem estudantes brasileiros via Enem. Veja neste link ( disponível aqui ) como o exame pode ser usado para Estudar Fora.

Como funcionam as bolsas?

As bolsas cobrem integralmente o custo da graduação escolhida pelo estudante, e inclui também uma um subsídio anual que pode ser usado para ajudar a custear gastos, como passagens aéreas, acomodação e alimentação, embora a universidade informe que ele não é suficiente, por si só, para oscustos de vidana cidade.

Os bolsistas também terão cobertas despesas com seguro de saúde e repatriação. E, finalmente, alunos brasileiros também terão direito a um curso gratuito de espanhol — embora seja necessário ter algum conhecimento do idioma para se candidatar.

Os programas de bolsas incluem:

Quem pode se candidatar?

Para poder se candidatar às bolsas de graduação, é necessário já ter concluído o ensino médio (ou concluí-lo até setembro de 2023) e ter boas notas. A universidade informa que exige dos candidatos uma média de 7 pontos (em escala de 1 a 10) em seu último ano de estudos.

Além disso, de acordo com este documento da universidade ( disponível aqui ), 2 das bolsas serão reservadas para alunos brasileiros que tenham realizado o Enem. Mas, mesmo nesse caso, a exigência de desempenho escolar se mantém.

Para as bolsas de mestrado, os requisitos são semelhantes. É preciso já ter concluído os requisitos acadêmicos exigidos pelo curso de mestrado escolhido, com média de 7 pontos (de 10 pontos possíveis).

Nos dois casos, é necessário comprovarproficiênciaem espanhol para poder se candidatar. Isso pode ser feito por exames como o DELE ou o SIELE. Na graduação, a universidade não informa o nível mínimo de conhecimento necessário. Mas para o mestrado, o edital informa ser recomentado comprovar nível equivalente ao B2 noQuadro Comum Europeu de Referência. Veja neste link ( disponível aqui ), como tirar o certificado de espanhol.

A única exceção é a graduação em Administração e Direção de Empresas. Para esse curso, é necessário comprovar conhecimento do idioma inglês.

De acordo com o site da Universidade, será dada preferência aos alunos que comprovarem conhecimentos de espanhol, para os programas ministrados na língua, e aos alunos que comprovem conhecimentos de inglês, para os candidatos ao Mestrado em Engenharia de Telecomunicações.

Como se candidatar às bolsas integrais na Espanha

A candidatura para as bolsas de graduação pode ser feita por meio do link (disponível aqui). Para as bolsas de mestrado, o link é este (disponível aqui). Nos dois casos, é necessário preencher o formulário online e fazer upload de documentos para acompanhar a candidatura.

Os documentos exigidos são:

Mais informações sobre as bolsas de graduação podem ser vistas neste link ( disponível aqui ). Para ver mais sobre as bolsas de mestrado, o link é este ( disponível aqui ). Para as candidaturas ao mestrado e graduação, as inscrições devem ser feitas até o dia 15 de março de 2023.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:Bolsas de estudoEspanhaImigração

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Carreira

Mais na Exame