10 palestras do TED para inspirar sua carreira
Da autora de "Comer, rezar e amar", passando pelo filósofo Alain de Botton até a COO do Facebook, confira ideias de carreira aclamadas no TED
Talita Abrantes
Publicado em 7 de janeiro de 2013 às 12h57.
Última atualização em 31 de julho de 2017 às 17h34.
São Paulo - Três vezes por ano, além de eventos regionais em menor escala, a organização sem fins lucrativos TED reúne, em palestras curtas, as propostas de algumas das pessoas mais relevantes em suas devidas áreas de atuação.. Em termos de carreira e negócios, o acervo de ideias para repensar a própria trajetória profissional melhor é extenso. Entre as mais lidas do site sobre o assunto, EXAME.com selecionou dez que podem ajudar você a olhar com outros olhos para temas como criatividade, qualidade de vida, sucesso e, até, introversão. Tudo em 145 minutos - alguns vídeos não passam dos 3 minutos.
Elizabeth Gilbert, autora do best-seller “Comer, rezar e amar”, defende que a criatividade não está restrita a um grupo excepcional de pessoas e muito menos é fruto de revelações de um mundo sobrenatural. Antes, é algo que pode ser alimentado por cada um de nós. Embora foque mais na atuação de um artista, Liz dá dicas essenciais para qualquer pessoa que sente na pele a pressão da possibilidade de que boas ideias e soluções “nunca” mais apareçam.
Com um livro de carreiras no formato de mangá e obras na lista dos mais vendidos do New York Times, o consultor de carreira Daniel Pink defende que o que nos motiva no trabalho não são as recompensas tradicionais (como salários elevados), mas, sim, lidar com atividades que trazem algum sentido para nós. Entenda os motivos.
O desespero de domingo à noite, a aversão à segunda-feira e a contagem regressiva para a sexta-feira pode estar relacionado a uma questão social e cultural muito mais profunda do que o trabalho que você faz das 9 às 18h. É o que defende o filósofo Alain de Button em quase 17 minutos. “Vivemos em uma era em que as nossas vidas são regularmente marcadas por crises de carreira, por momentos em que aquilo que pensávamos saber sobre nossas vidas e carreira entra em contato com a ameaçadora realidade”, afirma. Entenda o que está por trás disso e como mudar esta sina.
Após dez anos de pesquisas e entrevistas com 500 pessoas, o consultor Richard St. John lista, em três minutos, quais são os oito fatores essenciais para o sucesso. Paixão e trabalho duro estão no topo da lista.
Autor do best-seller comece pelo “Por quê? Como grandes líderes inspiram ação” (Editora Saraiva), Simon Sinek defende que o segredo para ser um líder, de fato, influente está em descobrir (e deixar claro) o sentido para cada uma de suas decisões. “Se você contrata pessoas apenas porque elas podem fazer um trabalho, elas trabalharão por dinheiro. Mas se você contratar pessoas que acreditam no que você acredita, elas trabalharão para você com sangue, suor e lágrimas”, diz.
“Há milhares e milhares de pessoas lá fora lidando com vidas de silencioso e gritante desespero, em que trabalham longas e duras horas em empregos que odeiam, mas que as permitem comprar coisas para impressionar pessoas que não gostam”, diz Nigel Marsh, autor de livros como "Fat, Forty and Fired" e "Overworked and Underlaid”. Veja como ele sugere uma solução para este problema.
Para o Jason Fried, autor do livro “Rework”, as redes sociais não são as vilãs da sua produtividade no trabalho. “Os reais problemas são (...) os gestores e as reuniões”, afirma. Confira como lidar com isso no vídeo de 15 minutos.
Em 15 minutos, a COO do Facebook Sheryl Sandberg explica as razões por que é tão difícil para as mulheres chegar ao topo nas grandes corporações. E dá conselhos para a ala feminina do mundo que quer driblar esta sina – como ela fez.
Introvertida assumida, Susan Cain argumenta contra a tendência da sociedade contemporânea de valorizar apenas os traços das pessoas extrovertidas. “Há uma relação zero entre ser o melhor orador e ter as melhores ideias”, afirma. Com base nisso, ela aconselha que extrovertidos, introvertidos e ambivertidos expressem quem eles, realmente, são. Além de uma mudança nos métodos de trabalho: “Nós precisamos de mais privacidade, liberdade e autonomia no trabalho”, diz.
Para Arianna Huffington, fundadora do Huffington Post, a chave para o sucesso está em dormir mais. Sim, isso mesmo. E ela descobriu isso da pior maneira: após desmaiar por, pasmem, exaustão. “Eu os encorajo a fechar os olhos e descobrir que as grandes ideias estão dentro de nós. Desliguem seus motores e descubram o poder do sono”, afirma na palestra.
Mais lidas
Mais de Carreira
Quer trabalhar de casa ou até de outro país? Veja as vagas home office disponíveis nesta semanaEssa brasileira criou um projeto que ajuda brasileiros a aprenderem inglês online e de graçaPara esse gigante hotel dos EUA, o sucesso do negócio está em tratar seus funcionários como estrelasHappytalismo: conceito criado no Butão diz que, sim! - é possível ser feliz no trabalho