Bússola
Um conteúdo Bússola

TNC inaugura plataforma grátis em webinar sobre tecnologia e restauração

A plataforma gerenciará registro de dados e geração de relatórios sobre áreas de conservação e restauração dos mais de 400 municípios da região da Mantiqueira

TNC inaugura plataforma grátis em webinar sobre tecnologia e restauração (Silvio serrano/Wikimedia Commons)

TNC inaugura plataforma grátis em webinar sobre tecnologia e restauração (Silvio serrano/Wikimedia Commons)

B

Bússola

Publicado em 17 de agosto de 2021 às 11h08.

Última atualização em 18 de agosto de 2021 às 13h55.

No próximo dia 19, as principais informações territoriais, como hidrografia, áreas de preservação permanente, dados sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural) e uso e cobertura do solo dos mais de 400 municípios que integram o Plano Conservador da Mantiqueira estarão disponíveis gratuitamente no Portal da Mantiqueira ferramenta geoespacial de gestão e monitoramento de programas e projetos de restauração na região. O lançamento oficial do portal será no webinar “Conexão Mantiqueira”, às 10h, com o tema “Como as tecnologias e plataformas podem apoiar projetos de restauração”.

O evento virtual vai abordar o uso da tecnologia geoespacial e colocar em discussão como as imagens de satélites fornecem informações detalhadas sobre o uso do solo no Brasil e como os dados ajudam na tomada de decisões estratégicas em propriedades rurais e na escala da paisagem. Este é um debate sobre um dos principais desafios da atualidade, de como fazer essas informações chegarem àqueles que mais precisam, como produtores rurais e tomadores de decisão. A moderação é de Adriana Kfouri (TNC Brasil), com participação de Marcos Rosa (MapBiomas), Edson Santiami (TNC) e Aline Oliveira (Prefeitura de Extrema-MG).

A plataforma é desenvolvida pela The Nature Conservancy (TNC), organização não governamental que trabalha em escala global para a conservação do meio ambiente, a plataforma pretende auxiliar na tomada de decisão no que se refere a ações de restauração florestal e conservação, e será alimentada pelos gestores municipais e parceiros, que poderão inserir informações sobre áreas disponíveis para restauração e conservação, assim como o status dessas atividades nos municípios, facilitando a identificação e o engajamento de organizações parceiras interessadas em restaurar e conservar suas propriedades.

O portal também auxiliará técnicos municipais na gestão territorial, já que reunirá de maneira organizada dados espaciais de diversas instituições municipais e organizações que integram o Plano Conservador da Mantiqueira. Por meio da gestão dessas informações será possível acessar gráficos e extrair relatórios de dados.

A plataforma terá um espaço reservado para a inserção de dados, de acesso exclusivo de parceiros e produtores pertencentes ao Plano Conservador da Mantiqueira, e outro de acesso livre, no qual as pessoas que tiverem interesse poderão acompanhar as informações geradas pela plataforma.

“O Portal da Mantiqueira é completo, com muitas funcionalidades e recursos que permitem a todos os interessados coletar dados, gerar relatórios e ter uma visão ampla e completa sobre restauração florestal de uma grande área de cobertura formada por mais de 400 municípios nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais”, afirma Adriana Kfouri, gerente de restauração na Mantiqueira da TNC Brasil.

A TNC conta com alguns parceiros para a elaboração desse projeto: o MapBiomas ajuda com os dados geoespaciais; a Lastrop auxilia com métodos e aplicações de restauração; a Universidade Federal do ABC (UFABC) trabalha com métodos e aplicações em ecologia de paisagem; e o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica faz a governança da restauração.

“Ter um espaço como esse é de suma importância à sociedade e as autoridades locais, que poderão se basear nas informações obtidas no Portal para a tomada de decisões e o andamento de projetos de restauração e conservação da Mantiqueira”, ressalta o Coordenador do Plano Conservador da Mantiqueira e Secretário de Meio Ambiente de Extrema-MG, Paulo Henrique Pereira.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedInTwitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:Mata AtlânticaMeio ambientePreservação ambiental

Mais de Bússola

Publi no saquinho de pão: ele projeta faturar R$ 1 milhão vendendo anúncios em embalagem de padaria

Que tal morar em um home resort? Como funciona novo empreendimento de meio bilhão de reais no RJ

Cavaleiros olímpicos e campeões brasileiros são atrações do Concurso de Saltos Santo Antônio, no RJ

Gestão Sustentável: a matriz elétrica do Brasil e a complexidade do desenvolvimento sustentável

Mais na Exame