Bússola

Um conteúdo Bússola

Teatro Sérgio Cardoso recebe a ópera "Cavalleria Rusticana"

Apresentação faz parte do projeto A Caminho do Interior, parceria do Consulado Geral da Itália em São Paulo com o Istituto Italiano di Cultura San Paolo

"Cavalleria Rusticana" de Pietro Mascagni | Foto de Marcelo Ramalho/Amigos da Arte (Marcelo Ramalho/Amigos da Arte/Divulgação)

"Cavalleria Rusticana" de Pietro Mascagni | Foto de Marcelo Ramalho/Amigos da Arte (Marcelo Ramalho/Amigos da Arte/Divulgação)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 23 de junho de 2023 às 17h00.

Última atualização em 23 de junho de 2023 às 17h06.

Nos dias 30 de junho e 1º de julho, sexta e sábado, às 20h30, o Teatro Sérgio Cardoso apresenta a ópera Cavalleria Rusticana ("Cavalheirismo rústico", em português), do compositor Pietro Mascagni. A peça é a primeira apresentação do projeto A Caminho do Interior, uma promoção do Consulado Geral da Itália em São Paulo em parceria com o Istituto Italiano di Cultura San Paolo. A ação tem apoio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa e da organização social Amigos da Arte.

Como é a ópera?

"Cavalleria Rusticana", apresentada em um único ato, é considerada uma das principais composições do realismo operístico italiano, conhecido como verismo. A ópera mistura vingança, traição e mentira em uma verdadeira ciranda amorosa de membros de um povoado da Sicília, que reunido próximo de uma igreja, celebra a Páscoa

“O Teatro Sérgio Cardoso reforça seu papel plural, na apresentação de linguagens diferentes que, apenas neste ano, já reuniu peças com abordagem essencialmente inclusiva, shows musicais da cena artística nacional e regional, espetáculos da dança tradicional e contemporânea e agora recebe 'Cavalleria Rusticana', uma das óperas mais encenadas do mundo”, diz Glaucio Franca, diretor-geral da Amigos da Arte, gestora do teatro.

Quem faz parte da peça?

A apresentação conta com a Orquestra Sinfônica de Santo André, sob a regência do maestro Abel Rocha e com os solistas Lucrezia Venturiello (mezzo italiana) que divide o papel de Santuzza com a brasileira Marly Montoni. O elenco traz também Alan Faria (Turridu), Vinicius Atique (Alfio), Mayra Terzian (mamma Lucia) e Marcela Bueno (Lola) com a participação do Madrigal Vivace de Jundiaí sob a regência de Vasti Atique. A direção de cena é de André di Peroli.

A produção é da Associação Amigos da Ópera de Jacareí e Cia Ópera São Paulo com a direção geral e artística de Paulo Esper, contando também com parceria da Orquestra Sinfônica de Santo André e da Atique & Atique Produções Culturais. 

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

PLAY: A Cidade de Vapor, livro póstumo de Carlos Ruiz Zafón, honra o autor

Smart Fans inova em soluções de engajamento e monetização no futebol

A “menina do bambu” se desculpa: aí é demais!

Acompanhe tudo sobre:EntretenimentoArteTeatro

Mais de Bússola

Bruno Almeida: qual o efeito da febre dos vídeos curtos nas estratégias de marketing digital? 

Conheça o segmento de IA que projeta gerar US$ 17 bilhões até 2032

Análise do cenário político e econômico após desistência de Joe Biden à corrida presidencial nos EUA 

A semana de 4 dias de trabalho pode dar certo nas empresas brasileiras?

Mais na Exame