Reciclagem empreendedora: iniciativa qualifica mais de 200 catadores de resíduos em Brasília
Plataforma apresentada durante evento capacitou profissionais da reciclagem que querem empreender na área
Plataforma de conteúdo
Publicado em 25 de janeiro de 2024 às 07h00.
A quantidade de lixo produzida por uma cidade é proporcional à quantidade de habitantes que vivem nela. São Paulo, Rio e outras capitais descartam muita coisa. Mas nem sempre as suas prefeituras dão conta de reciclar tudo o que poderia ser reaproveitado.
É aí que entram em cena os catadores que, num esforço gigantesco, garantem o sustento da família reciclando o que encontram nos longos caminhos percorridos a pé. E justamente essa categoria de trabalhadores, muitas vezes marginalizada, foi o foco de uma ação de capacitação.
- Objetivo? Transformar esses catadores em empreendedores.
A iniciativa é da Fundação Dom Cabral , da Novelis e da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e foi apresentada no finzinho do ano passado na 10ª Expocatadores, que aconteceu em Brasília.
- 196 pessoas concluíram acapacitaçãodo“Pra>Frente – Se Liga, Recicla!”, plataforma construída pelas empresas e disponibilizada durante o evento.
Catadores empreendedores
Com quatro episódios, o curso aborda cooperativismo, noções básicas de saúde e segurança, direitos e deveres em cooperativase possibilidades de parcerias de negócios na cadeia produtiva de materiais recicláveis.
- O projeto foi criado em agosto de 2023 e visa beneficiar mais de 245 catadores de materiais recicláveis, cooperativas e autônomos, e cerca de mil pessoas.
Na Expocatadores, 272 pessoas se cadastraram e 72% destas acessaram todo o conteúdo.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
Produto transforma gás poluente de veículos em vapor de água
O aprendizado contínuo segundo Drew Barrymore
Caminho para o sucesso: 5 insights de CEOs do setor de bebidas alcoólicas