Bússola
Um conteúdo Bússola

O que são phishing e skimming? Saiba como se proteger destes e outros golpes em meios de pagamento 

Fraudes financeiras estão cada vez mais comuns com os avanços tecnológicos do mercado. Veja quais são as principais armadilhas. 

Convidamos especialista da Granito, empresa brasileira de tecnologia para soluções de meios de pagamento, para dar algumas dicas (RainStar/Getty Images)

Convidamos especialista da Granito, empresa brasileira de tecnologia para soluções de meios de pagamento, para dar algumas dicas (RainStar/Getty Images)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 29 de abril de 2024 às 11h47.

Tudo sobreCartões de crédito
Saiba mais

Você sabe o que são phishing e skimming? Sabe como se proteger de golpes por WhatsApp ou Pix? Só nos primeiros nove meses de 2023, 80 mil pessoas caíram em truques do tipo.

Isso acontece porque eles são muito novos. Com o rápido avanço das tecnologias de meios de pagamento, também se desenvolvem os tipos de golpe.

  • Segundo o Governo Federal e a Associação Brasileiras de Bancos, em 2023 houve um aumento de 73% em denúncias de golpes

Convidamos o diretor de informações da Granito, empresa brasileira de tecnologia para soluções de meios de pagamento, para apresentar algumas dicas para proteger suas finanças neste cenário moderno. Fábio Hara também fala sobre os golpes mais comuns hoje em dia.

O que é phishing e como ter cuidado com compras online  

“Phishing” é um termo em inglês utilizado para se referir a um golpe que consiste em enviar links falsos para pessoas desavisadas com o objetivo de “pescar” suas informações pessoais

Se você já recebeu algum e-mail spam com o título “confira aqui seu prêmio de X mil reais”, você já foi uma vítima potencial deste golpe.

Para se proteger deste e outros tipos golpes aplicados em compras online, siga estas dicas:

  • Primeiramente, verifique a legitimidade do site, procurando por sinais de segurança, como o ícone de um cadeado na barra de endereço e um URL que comece com "https".
  • Evite clicar em links suspeitos em e-mails ou mensagens de texto e, em vez disso, digite o endereço do site manualmente para garantir que está acessando o site correto.
  • Antes de fornecer qualquer informação de pagamento, pesquise sobre a reputação do site e leia as avaliações de outros clientes. 
  • Utilize métodos de pagamento seguros, como cartões de crédito, que oferecem proteção contra fraudes. 
  • Nunca compartilhe informações sensíveis como senhas ou números de segurança social, e esteja atento a ofertas que parecem muito boas demais.

O que é skimming? Veja o que é importante olhar durante compras com cartão 

Skimming”, ou “chupa-cabra” é um golpe realizado por meio da instalação de dispositivos de leitura de cartão em caixas eletrônicos. É assim que criminosos conseguem as informações necessárias para fazer a clonagem de cartões

Com o avanço da tecnologia, maquininhas adulteradas também podem ser consideradas “chupa-cabras”.

Siga as seguintes dicas para se proteger:

  • Antes de inserir o cartão em uma maquininha, verifique se ela parece legítima e não foi adulterada. Preste atenção a sinais de manipulação, como peças soltas ou desalinhadas.
  • Ao digitar a senha, cubra o teclado com a mão ou o corpo para evitar que alguém veja ou grave o número. 
  • Nunca compartilhe seu PIN (senha do cartão) com ninguém, mesmo que solicitado pelo operador da maquininha. 
  • Após realizar uma transação com cartão, verifique sempre o recibo para garantir que o valor cobrado está correto.  

Como se proteger do golpe do pix 

É crucial verificar os detalhes do recebedor antes de efetuar uma transação, evitando enviar dinheiro para desconhecidos ou golpistas. 

  • Desconfie de ofertas suspeitas e nunca compartilhe informações pessoais, como senhas, com terceiros. 
  • Utilize apenas canais oficiais e seguros para realizar transações de Pix e verifique novamente todos os detalhes da transação antes de confirmá-la.  

Monitore com frequência suas transações  

É importante incorporar o hábito de monitorar regularmente as transações financeiras. Essa vigilância constante não apenas fortalece sua defesa contra possíveis fraudes, mas também amplia as chances de mitigar quaisquer danos potenciais. 

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:PIXCartões de crédito

Mais de Bússola

Lucy Nunes: o desafio de controlar uso de celulares entre crianças e adolescentes

Bússola Poder: não existe ministro da Fazenda fraco

Por que texto do Projeto de Lei que regulamenta a Inteligência Artificial precisa de ajustes? 

FII Priority Summit discute desenvolvimento sustentável do Brasil e da América Latina

Mais na Exame