Carrefour transforma máscaras e luvas usadas em material de construção

Parceria com a BR+10 já coletou mais de 33 quilos de itens usados, que se transformariam em lixo, para projeto de reciclagem

Máscaras e luvas viraram item obrigatório na pandemia, mas poucos sabem que elas devem ser descartadas corretamente para não contaminar o meio ambiente. Feitas de TNT, a maioria das máscaras levaria mais de 400 anos para se decompor na natureza. Se jogadas nas ruas, poderiam entupir bueiros e chegar até florestas e oceanos. Quando descartadas incorretamente, ainda podem levar a novas contaminações por coronavírus.

Para evitar que isso aconteça, o Carrefour mantém um projeto em parceria com a BR+10, empresa de gestão e licenciamento ambiental, para coleta de itens de proteção. Os  produtos são transformados em lajotas plásticas, dando uma utilidade nova ao que antes seria apenas lixo. Em poucos meses desde que o projeto foi implantado no ano passado, já foram coletados mais de 33 quilos de itens usados.

São seis lojas de Hipermercado Carrefour que recebem o descarte, na Grande São Paulo: capital (Pinheiros, Anália Franco, Butantã e Pamplona), e em São Caetano do Sul e Osasco.

Podem ser descartadas máscaras (lenços, bandanas, lã, cirúrgicas, sintéticas, entre outras); luvas (plásticas, látex, tecido etc.) e panos utilizados para higienização em geral. A orientação é de que o item esteja em uma embalagem plástica ou de papel e que a pessoa faça a devida higienização nas mãos com álcool gel ou água e sabonete antes de retirar o item a ser descartado.

Siga Bússola nas redes: Instagram | LinkedinTwitter  |   Facebook   |  Youtube 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.