Bússola LIVE: Diversidade nas empresas: a importância de ações afirmativas

Webinar na quarta, às 12h30, debate os avanços e os desafios na busca por mais inclusão étnico-racial no mercado de trabalho

Se o mundo corporativo felizmente começou a discutir de forma mais intensa nos últimos anos os temas da inclusão e da diversidade, as empresas ainda estão longe de ter representada nas suas equipes a pluralidade da sociedade brasileira. Números do IBGE mostram que, enquanto as pessoas negras representam 56% da população do país, menos de 30% dos cargos de lideranças das companhias são ocupados por elas.

Nas grandes corporações, o retrato é mais desigual. Pesquisa do Instituto Ethos com as 500 maiores empresas do Brasil revela que os executivos negros estão à frente de menos de 5% das posições de chefia. A situação das mulheres negras é ainda pior: ocupam 0,4% dos cargos gerenciais dessas companhias.

O combate ao racismo estrutural no mercado de trabalho passa por ações afirmativas que ajudem a corrigir desigualdades e a inserir profissionalmente grupos em situação de desvantagem, que são vítimas de discriminação há gerações.

Para a inclusão ser efetiva e verdadeira, não basta garantir que gente de todos os perfis entre nas empresas. É preciso pensar essa proporcionalidade em todos os níveis hierárquicos, principalmente nos mais altos. Daí a importância de iniciativas como a da Bayer e a do Magazine Luiza, que lançaram programas de trainee exclusivos para profissionais negros.

Mais equidade no ambiente corporativo significa também mais vantagem competitiva. Empresas com um quadro diverso de funcionários – que têm diferentes origens, experiências e histórias de vida – são mais inovadoras e mais capazes de atrair talentos e conquistar novos mercados.

Em webinar promovido pela Bússola, na próxima quarta-feira, 7 de abril, às 12h30, lideranças negras vão debater os avanços e os desafios na busca por mais inclusão no mercado de trabalho, quase onze anos depois da entrada em vigor do Estatuto da Igualdade Racial no Brasil. Participarão do evento: Maurício Rodrigues, vice-presidente de Finanças da Bayer Crop Science para a América Latina; Cristina Pinho, diretora-executiva Corporativa do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP); e Leizer Vaz Pereira, fundador e CEO da Empodera. A moderação será feita por Rafael Lisbôa, diretor da Bússola, e Camila Costa, analista da FSB Comunicação.

Para assistir à live e enviar suas perguntas, inscreva-se aqui!

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedin  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

Últimas lives:

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.