Com o tema “Ferrovias”, o evento promove atividades em 40 municípios. (Divulgação/Divulgação)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 2 de agosto de 2024 às 10h00.
Abrindo as comemorações do Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, vem aí a 5ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo.
Com o tema “Ferrovias”, o evento promove atividades, entre exposições, cursos e apresentações gratuitas, em 40 municípios.
Neste ano, o evento leva programação artística para espaços históricos, uma vez que a antiga malha ferroviária representa não apenas um meio de transporte, mas um motor de desenvolvimento econômico, social e cultural.
O Revelando SP, maior festival da valorização da cultura tradicional paulista, chega a Presidente Prudente com dois grandes nomes da música já confirmados: Sérgio Reis e Diego & Victor Hugo.
A programação completa do Revelando SP, com todos os shows e todos os participantes da culinária, artesanato e manifestações tradicionais de cultura, será divulgada em breve.
As Fábricas de Cultura promovem a 1ª edição do Mit Fest, voltado à indústria da música, inovação e tecnologia.
Entre a programação, diversas oficinas e apresentações, como o grupo feminino Funmilayo Afrobeat Orquestra, que faz um show voltado às cantoras e compositoras negras; e da compositora Bruna Black, que cantará um repertório inspirado por referências como Itamar Assumpção e Liniker.
A Orquestra Jovem do Estado se apresenta com obras de Heitor Villa-Lobos, Flo Menezes e Johannes Brahms.
Para democratizar o acesso ao público, o concerto será também transmitido ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube da EMESP Tom Jobim, em: www.youtube.com/tjemesp.
O Teatro Sérgio Cardoso, por meio do projeto Palco Semente Sabesp, anunciou mais uma temporada de espetáculos gratuitos, agora até setembro. Ao todo, são 30 atrações para crianças, que incluem apresentações musicais, teatrais e muito mais.
Em agosto, o projeto apresentará espetáculos como “Planeta Oca” (4), “Dinossauros do Brasil” (5), “Momo e o Senhor do Tempo” (11), “Elagalinha” (18), “O Diário de Mika” (19), “Simão e os Protetores das Florestas” (25) e “O Menino Maluquinho” (26).
Uma feira com moda, gastronomia, música e artesanato é a principal atração de agosto do Museu.
Cerca de 30 expositores, das áreas da moda e da gastronomia, estarão espalhados pelo espaço vendendo roupas e acessórios, além de comidas saborosas. O Samba da Bênção Paraty e o DJ Meu Caro Vinho garantem a música.
A entrada para o Museu será gratuita nos fins de semana até 31 de agosto.
A cantora Fabiana Cozza, uma das referências atuais do samba, leva o show “Dos santos” para três unidades das Fábricas de Cultura. Os shows acontecem, respectivamente, às 19h30, 16h e 20h.
As músicas representam uma homenagem às religiões de matrizes africanas, como uma extensão voz-corpo filosófica.
A atividade é inspirada nas congadas — festejo cultural e religioso afro-brasileiro com influências do catolicismo — e convida a todos para a construção de um estandarte abre alas, como de costume deste cortejo.
A atividade abre o mês do folclore no museu e será ministrada pelas educadoras Luana da Silva e Nivea Matias.
A proposta do curso “Artes visuais e o impacto de novas tecnologias” é fazer um mergulho nas complexas interações entre as novas tecnologias e aspectos selecionados do panorama das artes visuais contemporâneas.
As aulas, promovidas pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) e ministradas por Juliana Ferrari Guide, fazem uma análise abrangente e detalhada das maneiras pelas quais as tecnologias emergentes têm impactado e moldado a produção artística, a recepção do público e até mesmo as próprias definições do que constitui arte visual nos dias de hoje.
Nesta vivência, a artista visual Alexandra Tupi Krenak compartilhará conhecimentos sobre os grafismos corporais.
Grafismo corporal indígena é a linguagem ancestral dos povos originários que denomina o estado de espírito de cada um, cosmologia/cosmogonia.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube