Exame Logo

Bússola & Cia: Mudança no comando do Congresso e a reforma tributária

Confira novidades e informações exclusivas sobre economia e negócios na coluna semanal de notas da Bússola

Confira novidades e informações exclusivas sobre economia e negócios na coluna semanal de notas da Bússola (Adriano Machado/Reuters)
AM

André Martins

Publicado em 27 de janeiro de 2021 às 10h20.

Última atualização em 27 de janeiro de 2021 às 11h33.

Reforma tributária sofre revés com mudança no Congresso

A Reforma Tributária deve andar para trás algumas casas com as prováveis vitórias do deputado Arthur Lira (PP-AL) e do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para o comando do Congresso. Se antes era prioridade para o atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), que mesmo assim não conseguiu pautar a matéria sequer em comissão, agora o jogo deve refluir. Até mesmo pressão para mudar o relator já existe.

Veja também

Mágoa

Relator da PEC da Reforma Tributária na Câmara, o deputado Aguinaldo Ribeiro foi cogitado por Maia como possível adversário de Lira durante meses. E, no lançamento da candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), ele estava ao lado do presidente da Câmara. Os aliados de Lira agora querem o palco e os holofotes que antes focavam na discussão de impostos coordenada por Ribeiro em 2020.

Fiscal primeiro

O Ministério da Economia também não fará nenhum esforço para colocar alterações tributárias como prioridade zero. A principal preocupação, além de votar as matérias que estão prontas para serem aprovadas desde o ano passado, é dar sinal de compromisso fiscal ao mercado. Só depois das outras PEC no Congresso, tratarão da divisão dos impostos.

Carro sendo abastecido com Gás Natural Veicular (konmesa)

Com todo gás

O consumo de gás natural no Sudeste registrou em novembro um crescimento de 9,6%, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).  O volume demandado na região passou de 42,04 milhões para 46,08 milhões de metros cúbicos/dia. O maior responsável pela alta foi a geração termelétrica, com alta de 25,6% no mesmo período. Mas a indústria também contribuiu, com um avanço de  2,7%.

Mercado segurador

O escritório Raphael Miranda Advogados registrou alta no mercado segurador em 2020, especialmente se comparado ao desempenho do país. O destaque ficou por conta do aumento da arrecadação de prêmios em saúde complementar, com variação de 6,3% no terceiro trimestre do ano em relação ao mesmo período do ano anterior. Para o sócio Raphael Miranda, o ano atípico e que impactou globalmente as empresas acabou estimulando as pessoas a contratarem mais seguros e as empresas a repensarem seus produtos.

Bancas virtuais

O empresário José Antônio Magalhães Lins, membro do Conselho da Bennu, comemorou o crescimento da plataforma de banca de jornais e revistas virtuais, que fechou o ano de 2020 com aumento de 30% no número de acessos, chegando a uma base de 38,5 milhões e 300 mil usuários ativos. A plataforma faz parte do pacote de algumas operadoras de telefonia como Oi, Vivo e TIM, e um dos fatores para o crescimento acabou sendo a pandemia. Para 2021, a previsão é de alta de 20% no volume de downloads.

Citação em pesquisa

A Universidade de Guarulhos (UNG) é a mais citada entre as universidades privadas nacionais no levantamento sobre os pesquisadores mais influentes publicado pela revista PLOS Biology. A instituição possui quatro professores na lista: três do programa acadêmico de odontologia - Magda Feres, Poliana Durante e Jamil Shibli - e um de Enfermagem - Josué de Moraes. A lista inclui acadêmicos de todo o mundo e possui 600 brasileiros.

Monitoramento do diabetes

O diretor do Centro de Diabetes do Rio de Janeiro, Rodrigo Siqueira, se uniu ao analista de sistemas Pablo Silva para desenvolver o primeiro aplicativo de gerenciamento do diabetes que apresenta seta de tendência. Trata-se de uma inovação para pacientes que medem a glicemia, antevendo a dosagem de insulina a ser aplicada. O app brasileiro iGlicho é gratuito e já conta com mais de 1.500 usuários. Está disponível em Android e a versão para Apple Store sai até o fim do mês.

UPA José Rodrigues, avenida Camapuã, Cidade Nova, zona Norte, Manaus (Márcio James/Amazônia Real/Divulgação)

Ajuda a Manaus

A crise na saúde em Manaus (AM) mobilizou o time da Ser Educacional, que está instalando três tendas solidárias próximas a hospitais da cidade. Nesses pontos serão oferecidos apoios jurídicos, psicológicos e fisioterápicos gratuitos a familiares das vítimas internadas com a Covid-19. No total estão previstas quatro tendas.

Oxigênio

A Positivo Tecnologia doou também 60 cilindros de oxigênio aos hospitais públicos da capital do Amazonas, garantindo parte do suprimento aos pacientes internados sob efeito da pandemia da Covid-19.

Doação

A Gocil, em parceria com companhia Broto Legal, doou 38 toneladas de arroz e feijão para o Instituto Gerando Falcões.  A doação foi realizada em quatro unidades da ONG, todas localizadas em São Paulo e irá beneficiar cerca de 40 mil pessoas.

Assine os Boletins da Bússola

Siga Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Mais da Bússola:

Acompanhe tudo sobre:Congressoeconomia-brasileiraMercado financeiro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Bússola

Mais na Exame