Exame Logo

USP muda currículo em busca de formação mais humanizada

Voltada aos alunos de medicina, as alterações preveem que, ao final do curso, os estudantes consigam se comunicar efetivamente com a comunidade

Médico examina bebê (./Getty Images)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de outubro de 2017 às 08h55.

A graduação em Medicina da Universidade de São Paulo (USP) vem passando por mudanças para aumentar o fator de humanização na grade. As alterações começaram em 2015 e foram feitas após avaliações que apontaram falhas na formação dos profissionais.

Com a nova proposta, a Faculdade de Medicina prevê que, ao final do curso, os estudantes consigam se comunicar efetivamente com a comunidade, os pacientes e as equipes de saúde e trabalhar de forma colaborativa em equipes multiprofissionais.

Veja também

Para alcançar estes objetivos, a presença em sala de aula foi reduzida em, aproximadamente, 30%, permitindo aos estudantes mais tempo livre para se dedicar a atividades extracurriculares e de extensão e iniciação científica.

Disciplinas com abordagem humanística - sobre cuidados e relação entre médicos e pacientes - passaram a entrar na grade dos alunos de graduação desde o primeiro ano de faculdade.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Direitos HumanosMédicosUSP

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame