Brasil

Tratamento para câncer de próstata ganha genérico inédito

De acordo com a Lei dos Genéricos, a aprovação do medicamento deve reduzir os custos do tratamento

Medicamentos genéricos devem entrar no mercado com valor pelo menos 35% menor que o do produto de referênci (Elza Fiúza/ABr/Wikimedia Commons)

Medicamentos genéricos devem entrar no mercado com valor pelo menos 35% menor que o do produto de referênci (Elza Fiúza/ABr/Wikimedia Commons)

AB

Agência Brasil

Publicado em 20 de novembro de 2017 às 18h00.

A Anvisa publicou hoje (20) o registro do medicamento genérico acetato de abiraterona, que é utilizado no tratamento de pacientes com câncer de próstata metastático resistente a castração, em combinação com os medicamentos prednisona ou prednisolona.

De acordo com a Lei dos Genéricos, a aprovação do medicamento deve reduzir os custos do tratamento, pois os medicamentos genéricos devem entrar no mercado com valor pelo menos 35% menor que o do produto de referência.

Até o momento não havia genéricos do medicamento acetato de abiraterona, que está no mercado com o nome comercial Zytiga, registrado pela empresa Janssen-Cilag Farmacêutica. O medicamento genérico foi registrado pela empresa Dr. Reddys Farmacêutica.

O acetato de abiraterona inibe seletivamente uma enzima necessária para produção de androgênios (hormônios sexuais) pelos testículos, glândulas suprarrenais e tumores da próstata, além de diminuir consideravelmente os níveis desses hormônios, os quais levam à progressão da doença.

Acompanhe tudo sobre:CâncerGenéricosMedicinaRemédios

Mais de Brasil

'Grande Perigo': Inmet alerta para tempestade com ventos superiores a 100km/h e granizo no RS e SC

Morre aos 93 anos o físico Rogério Cerqueira Leite

PEC das Praias: projeto que engajou de Neymar a Piovani volta a ser discutido no Senado

João Campos, reeleito em Recife, defende gestão pública mais próxima do cidadão e sem intermediários