Brasil

Supermercados de SP fornecerão sacolas gratuitas por 2 meses

Serão fornecidas sem custo duas sacolas plásticas aos consumidores


	Sacola: a oferta de gratuidade acontece depois de reclamações de consumidores incomodados com a cobrança das novas sacolas reutilizáveis
 (Fabio Arantes/Secom/PMSP/Fotos Públicas)

Sacola: a oferta de gratuidade acontece depois de reclamações de consumidores incomodados com a cobrança das novas sacolas reutilizáveis (Fabio Arantes/Secom/PMSP/Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2015 às 13h59.

São Paulo - O Procon de São Paulo e a Associação Paulista de Supermercados (Apas) firmaram acordo para que os estabelecimentos concedam gratuitamente duas sacolas plásticas aos consumidores por um período de dois meses. A medida começará a valer a partir do dia 11 de maio.

A oferta de gratuidade acontece depois de reclamações de consumidores incomodados com a cobrança das novas sacolas reutilizáveis.

Desde 5 de abril o comércio paulista está proibido por lei de distribuir as antigas sacolas brancas e o decreto da Prefeitura sobre o assunto havia deixado uma lacuna sobre a possibilidade de cobrança das novas sacolas.

O acordo prevê que a partir da segunda sacola grátis, o supermercado possa cobrar o preço de custo se o cliente pedir por mais unidades.

Por outro lado, para quem levar sua própria sacola ou qualquer outro meio de transporte de mercadorias, será aplicado no valor final da compra um desconto de três centavos a cada cinco itens adquiridos ou a cada R$ 30.

O desconto valerá por seis meses também a partir do próximo dia 11.

Os estabelecimentos se comprometeram ainda a oferecer promoções para aquisição das 'ecobags'. Segundo o Procon, o objetivo do acordo é minimizar o impacto da imposição da lei.

"60 dias é um prazo razoável para que o consumidor busque se desagregar do hábito de usar as sacolas plásticas", disse a diretora-executiva do Procon, Ivete Maria Ribeiro.

A Apas e o órgão de defesa do consumidor fizeram acordo também para se engajar em uma campanha educativa sobre o tema.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasConsumidoresMetrópoles globaisProconSacolas plásticassao-paulo

Mais de Brasil

SP inicia campanha de vacinação contra paralisia infantil

Rio Grande do Sul tem novo alerta de perigo para chuvas e ciclone

Em depoimento, Lessa diz que controlaria milícia e receberia US$ 10 milhões para matar Marielle

Como vão funcionar os embarques e desembarques em Canoas?

Mais na Exame