Brasil

STF decide que desaposentação é ilegal

Por 7 votos a 4, os ministros consideraram a desaposentação inconstitucional por não estar prevista na legislação

INSS: a legalidade do benefício estava em julgamento na Corte há dois anos e sofreu sucessivos pedidos de vista (Antonio Cruz/Agência Brasil)

INSS: a legalidade do benefício estava em julgamento na Corte há dois anos e sofreu sucessivos pedidos de vista (Antonio Cruz/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 26 de outubro de 2016 às 18h48.

Última atualização em 26 de outubro de 2016 às 18h54.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (26) considerar ilegal a desaposentação - a possibilidade de o aposentado pedir a revisão do benefício por ter voltado a trabalhar e a contribuir para a Previdência Social.

A legalidade do benefício estava em julgamento na Corte há dois anos e sofreu sucessivos pedidos de vista. Mais de 180 mil processos estavam parados em todo o país aguardando a decisão do Supremo.

Por 7 votos a 4, os ministros consideraram a desaposentação inconstitucional por não estar prevista na legislação. Votaram contra o recálculo da aposentadoria os ministros Dias Toffoli, Teori Zavascki, Edson Fachin, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Celso de Mello, e a presidente, Cármen Lúcia. A favor votaram Marco Aurélio, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski.

A validade da desaposentação foi decidida após um aposentado pedir ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a interrupção do pagamento da atual aposentadoria por tempo de serviço e a concessão de um novo benefício por tempo de contribuição, com base nos pagamentos que voltou a fazer quando retornou ao trabalho.

AGU

Em parecer enviado hoje (26) ao Supremo, a Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu que para a concessão da desaposentação seria necessário que o segurado devolva todos os valores recebidos durante a aposentadoria.

A AGU entende que a revisão sem a devolução dos valores contraria a Constituição Federal, que estabelece o "caráter contributivo da Previdência Social e a necessidade de preservação do equilíbrio entre suas receitas e despesas" do INSS.

Acompanhe tudo sobre:Supremo Tribunal Federal (STF)AposentadoriaINSSPrevidência Social

Mais de Brasil

Maioridade penal: o que muda com o projeto aprovado pelo CSP para menores infratores

Caiado cobra explicações de Flávio Bolsonaro sobre relação com Daniel Vorcaro

Tratamento de esgoto trava avanço do saneamento em cidades brasileiras, aponta estudo

Real Time Big Data: Flávio Bolsonaro tem 35% e Lula, 34%, no 1º turno no Espírito Santo