Brasil

STF dá sequência a julgamento sobre desaposentação

Supremo Tribunal Federal analisa possibilidade de o aposentado pedir revisão do benefício por ter voltado a trabalhar e a contribuir com a Previdência Social


	STF: cerca de 70 mil ações a respeito do assunto aguardam decisão da Justiça
 (José Cruz/ABr)

STF: cerca de 70 mil ações a respeito do assunto aguardam decisão da Justiça (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2014 às 09h57.

Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) dá sequência na tarde de hoje (9) ao julgamento sobre desaposentação.

Os ministros analisam a possibilidade de o aposentado pedir revisão do benefício por ter voltado a trabalhar e a contribuir com a Previdência Social.

Cerca de 70 mil ações a respeito do assunto aguardam decisão da Justiça.

O julgamento deverá ser retomado com as sustentações orais das partes.

O recurso entrou na pauta da sessão de ontem (8), mas houve tempo somente para leitura do relatório do ministro Luís Roberto Barroso, relator dos recursos.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não reconhece a desaposentação e defende a ilegalidade da revisão, de acordo com o Artigo 18 da Lei 9.528/97.

“O aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social que permanecer em atividade sujeita a esse regime, ou a ele retornar, não fará jus à prestação alguma da Previdência Social, em decorrência do exercício da atividade, exceto ao salário-família e à reabilitação profissional, quando empregado.”

Um dos recursos é o de um aposentado que pediu ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a interrupção do pagamento da atual aposentadoria por tempo de serviço e a concessão de novo benefício por tempo de contribuição, com base nos pagamentos que voltou a fazer quando retornou ao trabalho.

A decisão dos ministros terá impacto automático em 6.831 processos semelhantes.

Eles foram suspensos pelo STF até que a questão seja julgada definitivamente.

O Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário defenderá a desaposentação.

Acompanhe tudo sobre:Supremo Tribunal Federal (STF)AposentadoriaCálculo de aposentadoriaINSS

Mais de Brasil

Brasil prepara emissão de títulos públicos no mercado financeiro chinês

Governo de SP reduz tarifas de pedágios no interior, com cortes de até 50%

'Se não nos entendermos, vamos perder a eleição', diz Valdemar sobre Flávio e Michelle

Lula anuncia ampliação de gastos em defesa e cita Trump: 'Está cheio de maluco no mundo'