Brasil

Site e aplicativo do INSS estão fora do ar há dois dias: entenda o motivo e como ser atendido

Aposentados e pensionistas não conseguem marcar atendimento nem obter informações, como informe de rendimentos

Publicado em 23 de maio de 2023 às 12h36.

Última atualização em 23 de maio de 2023 às 12h56.

Trabalhadores, aposentados, pensionistas e titulares de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuam sem acesso ao site e ao aplicativo Meu INSS na manhã desta terça-feira, 23. Segundo a Dataprev, empresa de processamento de dados do governo federal, que processa dados previdenciários, a pane afeta também o sistema de agendamento do INSS, além das consultas a benefícios e a informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O problema afeta até a emissão do informe de rendimentos para quem precisa fazer a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023 (ano-base 2022).

O CNIS reúne dados sobre as contribuições previdenciárias dos trabalhadores da iniciativa privada. Neste sistema, estão listados todos os vínculos trabalhistas e os respectivos recolhimentos mensais à Previdência Social.

O Meu INSS, por sua vez, permite requerer benefícios, marcar perícias médicas, consultar agendamentos já feitos, saber sobre andamento de processos, fazer atualização de dados e até consultar o extrato de pagamento mensal, incluindo o valor da antecipação da primeira metade do 13º salário (50%), que será liberada nos próximos dias com o benefício referente a maio.

O problema nos sistemas teria sido causado durante uma manutenção preventiva no datacenter do Rio de Janeiro, no último domingo, dia 21. De acordo com a Dataprev, durante um procedimento padrão no equipamento de armazenamento, realizado pelo próprio fabricante, ocorreu um desligamento não programado de alguns discos.

Veja fila por estado: Tempo médio de espera por benefício do INSS cai de 93 para 74 dias em um ano

Desde então, há instabilidade nos sistemas do INSS. O problema pode afetar também os sistemas do Ministério do Trabalho e Emprego.

"As equipes técnicas da Dataprev, em conjunto com o fabricante, seguem atuando para que todos os sistemas dos clientes estejam completamente disponíveis o mais rapidamente possível", informou a Dataprev, em nota, na noite desta segunda-feira.

Atendimento via central 135

A saída para os segurados é procurar informações junto à central telefônica 135. Por meio do call center, é possível fazer inscrição junto à Previdência Social, requerer benefícios, agendar atendimento em uma agência, consultar resultado de perícia médica, consultar data de pagamento de benefício e, fazer denúncia anônima, entre outras possibilidades.

Além disso, o segurado pode conversar com um atendente para obter informações sobre um benefício da Previdência Social.

O horário de teleatendimento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Mas o atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Como criar a conta Gov.br?

Qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro com CPF pode fazer o cadastro dentro da plataforma Gov.br. Para criar a conta, é preciso baixar o aplicativo (App Store ou Google Play) e seguir os passo, começando pelo "criar conta". Com o cadastro, o cidadão consegue ter acesso a diversos serviços digitais do governo como INSS, carteira de trabalho digital e o seguro desemprego.

Como conseguir nível prata no Gov.br usando o aplicativo

  • Passo 1: faça o cadastro cadastro dentro do aplicativo Gov.br (App Store ou Google Play)
  • Passo 2: para aumentar o nível, clique em "aumentar nível da conta"
  • Passo 3: faça o reconhecimento facial pelo app para conferência da sua foto nas bases da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Passo 4: valide seus dados via internet banking de um banco credenciado

Como conseguir nível ouro no Gov.br

  • Passo 1: acesse a sua conta no app Gov.Br (App Store ou Google Play)
  • Passo 2: clique em "Aumentar nível da conta"
  • Passo 3: faça o reconhecimento facial para a conferência da foto nas bases da Justiça Eleitoral

Como entrar dentro do Meu INSS

Com o cadastro feito dentro do Gov.Br, basta acessar a plataforma Meu INSS -- pelo aplicativo ou pelo site -- preencher o login com usuário e senha e pronto! Automaticamente todas as suas informações vão aparecer linkadas.

(Com Estadão Conteúdo)

Acompanhe tudo sobre:Aposentadoria pelo INSSSitesPrevidência Social

Mais de Brasil

Luciano Hang é condenado à prisão pela Justiça do RS por ataques a arquiteto

Com atraso, abrangência menor e sem Lula, governo lança programa Voa Brasil para aposentados de INSS

Como é feito o cálculo do FGTS?

Mais na Exame