Brasil

Recorde de baixa do desemprego será repetido em 2011, prevê LCA

Taxa média de 6,7% registrada em 2010 deverá ser mantida no ano que vem

Lava-rápido: setor de serviços lidera geração de empregos (Lia Lubambo/EXAME)

Lava-rápido: setor de serviços lidera geração de empregos (Lia Lubambo/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2010 às 10h26.

São Paulo - Embora ainda falte o resultado de dezembro, já é possível afirmar que a taxa média de desemprego em 2010 será a menor da história, em torno de 6,7%, quebrando o recorde de 2008, que foi de 7,9%. E mais: 2011 deverá ter, na média, desempenho bem parecido.

A análise é do economista da LCA Consultores Fábio Romão, que participou nesta sexta-feira (17) do programa “Momento da Economia”, na Rádio EXAME.

O especialista em mercado de trabalho não acredita que o índice, na média, fique ainda menor no ano que vem porque “dificilmente o estoque de ocupados vai registrar uma taxa de crescimento em 2011 tão significativa como em 2010, um ano de saída de crise com movimento forte de recomposição de estoque de mão de obra industrial”.

Em novembro, o índice de desemprego foi de 5,7%, o menor da série histórica iniciada em 2002. “Não é mais um crescimento espraiado por todos os setores como nós vimos no começo do ano. A gente já consegue perceber alguma desaceleração na indústria e na construção civil, mas, na outra ponta, você tem um volume contratado bastante significativo no setor de serviços, que mais pesa no emprego, e mesmo no comércio”, diz Romão.

O economista salienta que o resultado de novembro surpreendeu os analistas e aumentou a probabilidade de que a taxa básica de juros seja elevada em janeiro e não em março, que por enquanto é o cenário traçado pela LCA.

Na entrevista (para ouvi-la na integra, basta clicar na imagem ao lado), Fábio Romão também avalia o comportamento da renda dos trabalhadores e as perspectivas para o salário mínimo.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralDesempregoJurosMercado financeirorenda-pessoal

Mais de Brasil

FGTS pode ser descontado do salário?

Quem tem direito ao FGTS?

Como tirar a carteira de trabalho pela primeira vez

Quais os direitos de quem tem o Cadastro Único?

Mais na Exame