Brasil

Ranking 2023: Joinville é a melhor cidade para fazer negócios na indústria

O município, que não figurou entre as 100 melhores de 2022, desbancou Caxias do Sul e assumiu a liderança do ranking; veja lista completa com as 100 melhores

Joinville: cidade é considerada um forte polo industrial de Santa Catarina (João Prudente/Pulsar Imagens/Divulgação)

Joinville: cidade é considerada um forte polo industrial de Santa Catarina (João Prudente/Pulsar Imagens/Divulgação)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 7 de dezembro de 2023 às 12h00.

Com um polo industrial referência em Santa Catarina e proximidade de portos e aeroportos, Joinville é a melhor cidade para fazer negócios na indústria, segundo ranking da consultoria Urban Systems, publicado com exclusividade pela EXAME. O município, que não figurou entre as 100 melhores cidades de 2022, desbancou Caxias do Sul. Veja o estudo completo neste link

Joinville teve um saldo positivo de 1.400 empregos no setor da indústria da transformação, crescimento de 3,7% no número de empresas do setor, aumento de 9,95% na exportação de produtos industriais e concentração de 34% do total de empregos formais da cidade no setor industrial. Para além desses fatores, Joinville também está próxima de cinco portos e de três aeroportos, o que dá condições para importação e exportação e atraí empresas para a região.

Para Pablo Bittencourt, economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o resultado positivo para a cidade se explica pela estrutura indústria diversificada, a presença de fornecedores e a disponibilidade de mão de obra qualificada.

"Imagine que uma força de trabalho acostumada com processos produtivos de diversos formatos industriais também está habituada a encontrar soluções para problemas eventuais que possam surgir nesses processos de produção", explica Bittencourt.

O tempo médio para abertura de uma empresa também é destaque no município, com 1 dia e 2 horas, segundo o Mapa da Empresas do governo federal. O prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), afirma que a sua administração buscou diminuir a burocracia e entender outras dores do setor. "Criamos um espaço para empreendedores de todos os tamanhos, não só da indústria, para discussão e orientação sobre abertura e desenvolvimento de negócios na cidade", diz. 

Questionado sobre os planos para o futuro da indústria da região, Silva revela que criou em conjunto com o Sebrae um plano estratégico que inclui a indústria. Esse planejamento identificou que a cidade precisa de mais áreas homologadas para as empresas se instalarem. "Teremos dois novos distritos industrias, um com incentivo fiscal para estimular a viabilidade do projeto, e outro com uma área de expansão urbana para ser um grande pulmão de novos terrenos para atender essa demanda de novas industrias", explica.

Apesar de ter a cidade líder do setor, Santa Catarina tem apenas 10 cidades entre as 100 do ranking, ao lado de Minas Gerais. A liderança é do estado de São Paulo com 33% das melhores cidades para investir na indústria — apenas Sertãozinho, porém, está entre as 10 primeiras posições. No segundo lugar, o Rio Grande do sul tem 12 municípios entre as principais do levantamento.

Como funciona o ranking

O ranking Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo feito pela consultoria Urban Systems, com exclusividade para a EXAME. O estudo é calculado a partir de um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas, com base em dados de população, de fluxo de comércio, características urbanas e infraestrutura, entre outros pontos.

Na categoria Indústria, são analisados 10 indicadores: empregos no setor industrial, empregos no setor com média e alta remuneração, renda do trabalhador na indústria, estabelecimento industriais, exportação industrial, distância do aeroporto, distância ao porto de exportação mais próximo, paralisações no serviço de água, rodovias federais e concentração de empregos no setor.

Confira a lista completa das melhores cidades para fazer negócios:

Acompanhe tudo sobre:Santa CatarinaIndústriaMelhores cidades para fazer negóciosUrban Systems

Mais de Brasil

Leite aprova lei que cria Plano Rio Grande e fundo para reconstrução após chuvas no estado

Governo federal libera mais R$ 1,8 bilhão para ações de apoio ao RS

Prefeitura de Porto Alegre fecha comportas do Cais Mauá para barrar água do Guaíba

PT concorda com revisão de benefícios fiscais, mas critica Tarcísio por aumento para 2025

Mais na Exame