Exame Logo

Quando vai chover em São Paulo? Frente fria vai derrubar a temperatura na capital

Climatempo alerta para uma mudança brusca de temperatura a partir de domingo que pode se estender até a terça-feira da próxima semana

Enquanto os países em desenvolvimento pedem aumentos na ajuda climática, um funcionário de uma cabine de pedágio se protege sob um guarda-chuva durante uma onda de calor recorde em Nova Délhi (AFP Photo)

Publicado em 12 de setembro de 2024 às 07h53.

Última atualização em 12 de setembro de 2024 às 07h54.

Desde o início deste mês de setembro, São Paulo tem sido afetada por uma das piores ondas de calor da história, que elevou a temperatura média em até 5ºC e se uniu a uma massa de ar seco que derrubou a umidade relativa do ar. Com isso, a qualidade do ar da cidade foi considerada a pior do mundo por três dias consecutivos.

Nesta quinta-feira, 12, as temperaturas seguem altas, com mínima de 19ºC e máxima de 34ºC, segundo o Climatempo, e aindahá um alerta de "perigo potencial", emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) por conta da baixa umidade que deve variar entre 20% e 30% até às 21h de hoje.

Veja também

O que fazer quando o ar tem baixa umidade e tempo ruim? Veja recomendações da Defesa Civil

Domingo chove em SP?

Mas também segundo o Inmet e o Climatempo, uma mudança brusca de temperatura deve acontecer no domingo, 15, com as temperaturas variando entre 16ºC e 20°C e deve haver a chegada de chuvas isoladas. O Climatempo prevê uma chance de 25% de haver uma precipitação de 0,7mm.

Essa chuva pode continuar nasegunda-feira, 16, onde as chances de garoa crescem para 59% e a previsão é que as temperaturas fiquem entre 13ºC e 16°Ce há possibilidade de se estender até terça-feira, 17, pois as temperaturas seguem amenas, entre 13°C e 17°C e com 5% de chance de garoa.

Chuva preta

A junção de tempo seco e altas temperaturas não atingiu somente SP, mas sim todo o país, e esse cenário foi agravado pela alta incidência de queimadas em diversos estados.

No Rio Grande do Sul, o governo está orientando a população sobre os cuidados com a saúde para lidar com esse tempo e com a possível chegada de uma frente fria a partir desta quinta-feira, 12, no estado gaúcho, as autoridades alertam para a chance de haver"chuva preta", fenômeno ocasionado pelos poluentes suspensos na atmosfera que se misturam a condensação das gotícolas de chuva e que mudam a cor da precipitação.

Incêndios no interior de SP

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoCaloronda de calorChuvas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame