Brasil

Protesto contra PEC do Teto no Rio termina em confronto com a PM

A manifestação teve a participação de centrais sindicais, partidos políticosa, sindicatos e representações estudantis

Alerj: local tem sido palco de protestos e confrontos nos últimos dias por causa de um pacote de medidas fiscais do governo do estado (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Alerj: local tem sido palco de protestos e confrontos nos últimos dias por causa de um pacote de medidas fiscais do governo do estado (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

AB

Agência Brasil

Publicado em 11 de novembro de 2016 às 21h16.

Milhares de manifestantes marcharam na noite desta sexta-feira (11) pelas ruas do centro do Rio contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece um teto de gastos públicos para o governo federal.

A passeata saiu da Igreja da Candelária, seguiu pela Avenida Rio Branco e tomou o rumo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

O local tem sido palco de protestos e confrontos nos últimos dias por causa de um pacote de medidas fiscais do governo do estado, que propõe ações duras, como a elevação da contribuição previdenciária de funcionários e aposentados para equilibrar as contas públicas.

O prédio foi isolado com grades de ferro e cercado por um forte contingente de policiais militares. Os ativistas ficaram concentrados em torno de um caminhão de som, onde discursaram contra a PEC 55.

A manifestação teve a participação de centrais sindicais, partidos políticos de esquerda, sindicatos de diversas categorias e representações estudantis de ensino médio e universitário.

Ao final da manifestação, por volta de 20h30, um grupo de jovens mascarados soltou um rojão em frente à Alerj, o que provocou a reação dos policiais que guarneciam o prédio.

Os PMs tentaram perseguir os manifestantes, que soltaram mais rojões e pedras contra os policiais. Os PMs disparam bombas de gás lacrimogênio e de efeito moral.

Os jovens mascarados fizeram barricadas no meio da rua com mesas e cadeiras dos bares e atearam fogo em sacos de lixo no meio da rua. A polícia prendeu pelo menos três manifestantes e a confusão se alastrou por várias quarteirões do centro do Rio.

Acompanhe tudo sobre:ProtestosRio de JaneiroPEC do Teto

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos