Brasil

PF terá a ajuda do Senado para ouvir Snowden

De acordo com o diretor de Inteligência da PF, o contato com Snowden é “fato determinante para o prosseguimento do inquérito” que é preparado pelo órgão


	Edward Snowden: a fim de interrogar Snowden e avançar nas investigações, a PF busca ajuda de autoridades brasileiras e estrangeiras
 (Reuters)

Edward Snowden: a fim de interrogar Snowden e avançar nas investigações, a PF busca ajuda de autoridades brasileiras e estrangeiras (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2013 às 15h05.

Brasília – A Polícia Federal (PF) pretende pedir esclarecimentos ao ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, autor das denúncias de espionagem feitas pelo governo norte-americano.

De acordo com o diretor de Inteligência da PF, José Alberto de Freitas Iegas, o contato com Snowden é “fato determinante para o prosseguimento do inquérito” que é preparado pelo órgão.

Para ele, as denúncias, até o momento, são superficiais.

O jornalista britânico Glenn Greenwald, que tem divulgado o material fornecido por Snowden, deu informações genéricas. “Infelizmente achamos que as informações não foram contundentes no sentido de elucidar os fatos, nem foram contundentes para a investigação”, disse hoje (15) Iegas, durante audiência pública da CPI da Espionagem, no Senado.

A fim de interrogar Snowden e avançar nas investigações, a PF busca ajuda de autoridades brasileiras e estrangeiras.

“Estamos tentando uma cooperação internacional, a fim de conseguirmos uma oitiva com Snowden. Tentamos também pelos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores, porque este é um fato determinante para o prosseguimento do inquérito”, informou o delegado.

Integrantes da CPI da Espionagem disseram que poderão ajudar a PF ouvir o ex-agente. “O embaixador da Rússia receberá a comissão na próxima quinta-feira [17], pela manhã. Vamos aproveitar o encontro e propor uma teleconferência com Snowden. Nela poderemos fazer uma oitiva conjunta com a PF”, disse o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que é relator da comissão.

Acompanhe tudo sobre:EspionagemEdward SnowdenNSA

Mais de Brasil

Valdemar aposta em candidatura de Michelle ao Senado

Quem é dono da Trivia, concessionária do trem que pegou fogo em SP no 3º dia de operação

SP suspende rodízio na Zona Leste após incêndio em trem da Trivia

Falhas da Trivia e da CPTM afetam trens em SP nesta quinta