Brasil

Pedágio urbano só tem apoio de 20% dos paulistanos

Pesquisa também mostrou que mais da metade dos moradores de São Paulo não querem aumento das regras do rodízio

Avenida Paulista: também é pequena a aceitação dos paulistanos à ideia de rodízio de carros por 2 dias (41%) (Priscila Zambotto/Guia Quatro Rodas)

Avenida Paulista: também é pequena a aceitação dos paulistanos à ideia de rodízio de carros por 2 dias (41%) (Priscila Zambotto/Guia Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - Apenas um quinto dos paulistanos é a favor do pedágio urbano no centro expandido, de acordo com a quarta edição da pesquisa de percepção sobre mobilidade em São Paulo feita pelo Ibope para o Movimento Nossa São Paulo.

O levantamento mostra que 20% dos moradores da capital paulista são a favor do pedágio - o índice era de 26% na mesma pesquisa do ano passado. Disseram ser contra a cobrança 78%. A margem de erro do levantamento é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Também é pequeno o apoio para aumentar o rodízio de veículos para dois dias na semana - hoje os veículos são proibidos de circular em determinados horários apenas uma vez por semana. Apenas 41% dos paulistanos são favoráveis à ideia do rodízio de dois dias, ante 52% em 2009. E subiu de 46% para 56% os que disseram ser contra o projeto.

O porcentual dos que afirmaram ser a favor de multar o motorista que para em cima da faixa de pedestre passou de 83%, no ano passado, para 93% na nova pesquisa.

A proibição de estacionamento de veículos em ruas e avenidas do centro expandido ganhou o apoio de 62% dos paulistanos; 35% disseram ser contra. Esse item teve avaliação positiva para 62% dos entrevistados que são motoristas.

A pesquisa, realizada nos dias 25 a 30 de agosto, ouviu 805 paulistanos com 16 anos ou mais.

Leia mais sobre São Paulo

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarroscidades-brasileirasMetrópoles globaismobilidade-urbanaPesquisas de mercadoSão Paulo capitalTrânsitoVeículos

Mais de Brasil

Alexandre de Moraes rejeita recurso apresentado pela Defensoria em nome de Zambelli

Entenda o motivo da prisão do ex-ministro Gilson Machado e sua ligação com Mauro Cid

STF manda prender Mauro Cid, mas revoga ordem em sequência, diz jornal

Defesa de Cid pede ao STF investigação de perfil citado em interrogatório de trama golpista