Brasil

PDT entra com representação contra Jucá no Conselho de Ética

O PDT entrou com representação contra o senador do PMDB por quebra de decoro parlamentar


	Romero Jucá: Jucá teria sugerido que a troca do comando do governo, com o afastamento da presidente Dilma e a chegada de Temer, levaria a um pacto para frear a Lava Jato
 (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Romero Jucá: Jucá teria sugerido que a troca do comando do governo, com o afastamento da presidente Dilma e a chegada de Temer, levaria a um pacto para frear a Lava Jato (Antonio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2016 às 17h51.

O PDT entrou nesta terça-feira com representação contra o senador Romero Jucá (PMDB-RR) por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética do Senado com base na conversa que ele teve com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e divulgada na véspera pelo jornal Folha de S.Paulo.

Inicialmente, o senador Telmário Mota (PDT-RR) e o presidente do PDT, Carlos Lupi, haviam assinado denúncia contra Jucá no colegiado, mas decidiram substituir a denúncia por uma representação assinada pelo PDT, de acordo com a Agência Senado.

Na conversa com Machado, Jucá, que assim como o ex-presidente da Transpetro é investigado pela Lava Jato, teria sugerido que a troca do comando do governo federal, com o afastamento da presidente Dilma Rousseff e a chegada de Michel Temer, atualmente presidente interino, levaria a um pacto para frear os avanços da Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção na Petrobras.

Jucá, que até segunda-feira comandava o Ministério do Planejamento de Temer e que deixou o cargo até que o Ministério Público se manifeste sobre a conversa que teve com Machado, nega quaisquer irregularidades.

A queda de Jucá, até então homem forte da gestão Temer, foi a primeira baixa do governo do presidente interino, com apenas poucos dias desde que assumiu no dia 12 de maio.

Acompanhe tudo sobre:Partidos políticosPolíticaRomero JucáPDT

Mais de Brasil

Michelle 'não pode desistir no meio do caminho', diz Celina sobre disputa ao Senado no DF

Moraes nega pedido para que Javier Milei visite Jair Bolsonaro

Escassez de mão de obra qualificada custa R$ 335 bilhões ao Brasil, diz estudo

Em meio ao tarifaço, quem está na frente nas pesquisas para presidente?