Países que mais poluem
O mundo reagiu com preocupação à notícia de que os Estados Unidos vão se retirar do Acordo de Paris. Após o anúncio feito pelo presidente americano, Donald Trump, na quinta-feira, diversos líderes mundiais e organizações se posicionaram contra a posição de Trump — incluindo o ex-presidente Barack Obama, grande defensor do pacto durante sua gestão. […]
Da Redação
Publicado em 2 de junho de 2017 às 16h57.
Última atualização em 22 de junho de 2017 às 18h06.
O mundo reagiu com preocupação à notícia de que os Estados Unidos vão se retirar do Acordo de Paris. Após o anúncio feito pelo presidente americano, Donald Trump, na quinta-feira, diversos líderes mundiais e organizações se posicionaram contra a posição de Trump — incluindo o ex-presidente Barack Obama, grande defensor do pacto durante sua gestão.
O Acordo de Paris foi negociado na Conferência pelo Clima da ONU (a COP-21), em 2015, assinado por 194 países e depois ratificado nos Congressos de 147 deles. No pacto, cada país pode estabelecer suas próprias metas, e um estudo da ONG Climate Interactive mostra que, sem o Acordo de Paris, a temperatura mundial subiria 4,2ºC até 2100. A estimativa é que, se todos os signatários cumprirem as metas que acordaram, a temperatura mundial subiria 3,3ºC e sem os Estados Unidos, subiria 3,6ºC — valores ainda muito distantes da meta ideal, de 2ºC. Os Estados Unidos são o segundo país que mais polui no mundo (com 14% das emissões globais), logo atrás da China (com 25%).