Onda de calor: São Paulo pode ter o dia mais quente de maio nesta quinta-feira, 2
Veja a previsão do tempo e os cuidados a serem tomados
Redação Exame
Publicado em 2 de maio de 2024 às 12h02.
Última atualização em 2 de maio de 2024 às 12h16.
Desde 1943, a cidade de São Paulo não via um dia tão quente para o mês de maio como nesta quinta-feira.Os termômetros, segundo o Climatempo, podem chegar à máxima de 33 °C, sem previsão de chuva.O último dia tão quente no mês como este foi em 3 de maio de 2001, quando a temperatura alcançou a marca de 31,7 °C.
Em relação à umidade relativa do ar, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura de São Paulo apontou que na Sé, bairro central de São Paulo, estava em 31% no dia anterior, na quarta-feira 1º. O índice, quando inferior a 60%, mostra que a qualidade do ar não está adequada para a saúde humana, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
As orientações para a população são:
- Evitar ficar exposto diretamente ao sol, principalmente das 11h às 16h;
- Utilizar filtros solares em todo o corpo, incluindo rosto;
- Beber água constantemente ao longo do dia;
- Prezar por ambientes com ventilação adequada.
Onda de calor afeta regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste
grifar]Desde o dia 22 de abril, o estado de São Paulo enfrenta uma onda de calor.[/grifar] Mas não só São Paulo, como Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Mato do Grosso do Sul e partes dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás enfrentam temperaturas fora do comum.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para o forte calor, a contar desta quarta-feira, 1º, que pode perdurar nos próximos três a cinco dias. A onda de calor eleva a temperaturas 5 ºC acima da média.E, além das fortes temperaturas, o Inmet emitiu um alerta vermelho, de "Grande Perigo" para chuva em todo o estado do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina.