Brasil

Nos bastidores, Lula vira cabo eleitoral de Haddad

Lula pediu a interlocutores de Mercadante e de Marta Suplicy que busquem união e que, no limite, cedam em favor do ministro da Educação

Lula tenta pavimentar certo consenso em torno da candidatura de Haddad, seu preferido na disputa em São Paulo (Ricardo Stuckert/PR)

Lula tenta pavimentar certo consenso em torno da candidatura de Haddad, seu preferido na disputa em São Paulo (Ricardo Stuckert/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2012 às 15h19.

São Paulo - Em conversas que manteve com companheiros de partido no Instituto da Cidadania, onde tem despachado desde o começo do ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a interlocutores do ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e da senadora Marta Suplicy (PT-SP) que aconselhem ambos a buscar a união entre seus grupos já a partir deste ano. No limite, eles poderiam até abrir mão em favor de Fernando Haddad.

A mensagem, que Lula pretende transmitir diretamente aos dois, foi repassada em meio à agitação provocada entre os apoiadores da candidatura do ministro da Educação por causa de um recado de Marta de que vai pedir que sejam realizadas prévias se a postulação de Haddad se concretizar. Além disso, causa incômodo o comportamento incerto de Mercadante, que não confirma nem descarta a intenção de concorrer. O ministro fez alguns petistas saberem que trabalha com o prazo estipulado pelo partido para a definição, o fim de 2011.

Com o recado a Marta e Mercadante, Lula tenta pavimentar certo consenso em torno da candidatura de Haddad, seu preferido na disputa. Entre petistas, conselho dessa natureza proferido pelo ex-presidente é um recado claro de que cabe a ele a escolha do candidato - e este será o atual ministro da Educação. “O PT não faz nada sem o aval do Lula”, diz um membro do partido. Outro indica o que já está cada vez mais claro: a decisão é imperial, e, ao que parece, já está tomada, no “dedaço”, pelo ex-presidente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilGoverno Dilmacidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalPrefeiturasLuiz Inácio Lula da SilvaEleiçõesFernando HaddadPrefeitosEleições 2012

Mais de Brasil

CPMI do INSS recorre contra decisão de Dino que anulou quebra de sigilo de Lulinha

Alessandro Vieira protocola pedido de CPI para investigar Moraes e Toffoli

Moraes determina ao governo do Rio a transferência de Domingos Brazão a presídio estadual

Lula e Flávio devem participar de posse de Kast, presidente do Chile