No Brasil, secretário norte-americano discute cooperação bilateral
Secretário de Defesa foi recebido pelo general Joaquim Silva e Luna e eles conversaram também sobre "melhor aproveitamento" da base de Alcântara
EFE
Publicado em 13 de agosto de 2018 às 17h41.
Última atualização em 13 de agosto de 2018 às 19h42.
Brasília - O secretário de Defesa dos Estados Unidos , James Mattis, foi recebido em Brasília pelo ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, que afirmou que os dois discutiram a situação da Venezuela e outros assuntos bilaterais.
"Foi um encontro bastante proveitoso, que nos permitiu ter uma troca de percepções sobre diversos assuntos", disse o ministro após o encontro com secretário americano, que iniciou no Brasil uma viagem que inclui escalas em Argentina, Chile e Colômbia.
Durante a reunião, o general explicou que discutiu com Mattis como ajudar a Venezuela nessa "difícil situação" atravessada pelo país vizinho. No entanto, o ministro não deu detalhes da conversa.
Os dois também avançaram as conversas sobre um "melhor aproveitamento comercial" da base aeroespacial de Alcântara, no Maranhão, segundo Luna e Silva. O governo federal tem negociado com outros países o uso da base para o lançamento de satélites.
As discussões com os EUA sobre o tema se aprofundaram em julho durante uma visita do vice-presidente americano, Mike Pence, ao Brasil. Um futuro acordo depende de garantias na área tecnológica que ainda não foram plenamente debatidas entre as partes.
"Estamos trabalhando nesse sentido e a intenção é que cheguemos a um acordo no prazo mais breve possível", disse Silva e Luna.
O general também revelou que discutiu com Mattis a cooperação bilateral em defesa cibernética, uma "preocupação constante" para o governo brasileiro, assuntos de direitos humanos e o papel de ambos os países em missões de paz.
Mattis tinha sido recebido previamente pelo ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes. Após a reunião com o general Luna e Silva, o secretário americano viajou para o Rio de Janeiro, onde amanhã participará de um evento na Escola Militar de Guerra e visitará o Monumento Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial.
Nos próximos dias, com o objetivo de fortalecer a relação dos EUA com os países da região, Mattis visitará Buenos Aires, Santiago e Bogotá. O secretário volta para Washington na sexta-feira.