Exame Logo

Ministério que tortura números cria um mundo paralelo, diz Maia

Presidente da Câmara afirmou que uma comissão externa vai se debruçar sobre as estatísticas. "Não se brinca com mortes e doentes", disse Maia

Autoridades tem criticado o Ministério da Saúde após a alteração na divulgação dos dados da covid-19 (Ueslei Marcelino/Reuters)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de junho de 2020 às 09h35.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reagiu à alteração na divulgação de mortes e infecções por covid-19 e cobrou o Ministério da Saúde em relação à divulgação dos números da doença no Brasil. "Brincar com a morte é perverso. Ao alterar os números, o Ministério da Saúde tapa o sol com a peneira", afirmou o deputado no Twitter. "É urgente resgatar a credibilidade das estatísticas. Um ministério que tortura números cria um mundo paralelo para não enfrentar a realidade dos fatos."

"A comissão externa da Câmara que trata da covid-19 vai se debruçar sobre as estatísticas", continuou. Segundo ele, "é urgente" que o Ministério da Saúde divulgue os números "com seriedade, respeitando os brasileiros e em horário adequado". "Não se brinca com mortes e doentes", finalizou.

Veja também

Na noite deste domingo, o Ministério da Saúde divulgou números contraditórios sobre a doença. Às 20h37, as informações oficiais divulgadas pelo ministério eram de 1.382 novos óbitos em 24 horas (um recorde para um domingo) e 12.581 novos casos de infectados, no mesmo período. Entretanto, às 21h50, a plataforma oficial trazia dados diferentes: 525 novas mortes e 18.912 casos novos confirmados.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusMinistério da SaúdeRodrigo Maia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame