Maioria quer impeachment de Dilma e de Temer, diz Datafolha

De acordo com levantamento, 6 em cada 10 brasileiros apoiam a renúncia de ambos

São Paulo – Nem Dilma nem Temer. Segundo levantamento Datafolha realizado na semana passada, a maior parte dos brasileiros prefere que tanto a presidente Dilma Rousseff quanto o vice Michel Temer deixem a chefia do Executivo Federal seja via impeachment ou renúncia.

De acordo com o levantamento, 6 em cada 10 brasileiros apoiam a renúncia de ambos. Já 61% defende o impeachment da presidente e 58% também torce para o de Temer.

Esta é a primeira vez que o Datafolha questiona eleitores sobre o futuro de Temer no governo. Segundo o estudo, 28% dos entrevistados defendem a permanência do peemedebista no Executivo. Outros 5% se declararam indiferentes e 9% não opinaram.

Menos apoio ao fim de mandato de Dilma 

No caso de Dilma, o percentual de pessoas que quer o impeachment da presidente caiu de 68%, em 17 e 18 de março, para 61% na última semana. O apoio à renúncia dela também diminuiu de 65% para 60% no período. 

Na mesma linha, a reprovação ao governo da petista retrocedeu no período. Em abril, 69% dos brasileiros afirmavam que a gestão de Dilma é ruim ou péssima. Nesta semana, 63% compartilhavam de tal opinião.

Novas eleições

Diante da hipótese do fim do mandato de Dilma e Temer, 79% dos entrevistados defendem novas eleições.

Melhor presidente

Em consulta espontânea, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi apontado por 40% dos entrevistados como o melhor presidente do país. O tucano Fernando Henrique Cardoso aparece com 14%.

O estudo foi feito com base em 2.779 entrevistas em 170 municípios entre os dias 7 e 8 de abril. 


Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.