Brasil

Lula veta trechos de lei que abria brecha para esconder remuneração de juízes e promotores

O veto de Lula ao projeto de lei visa manter a transparência sobre os vencimentos de autoridades do Judiciário, apesar de mudanças no tratamento de dados

Luiz Inácio Lula da Silva: presidente veta trechos de projeto que poderiam reduzir o acesso a informações sobre os salários das autoridades do Judiciário (AFP)

Luiz Inácio Lula da Silva: presidente veta trechos de projeto que poderiam reduzir o acesso a informações sobre os salários das autoridades do Judiciário (AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 7 de maio de 2025 às 14h51.

Última atualização em 7 de maio de 2025 às 14h59.

Tudo sobreGoverno Lula
Saiba mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou, nesta quarta-feira, 7, trechos de um projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que, na visão de especialistas, poderia abrir brecha para reduzir a transparência de salários e benefícios de juízes, promotores e procuradores.

O texto, cuja sanção foi publicada no Diário Oficial, torna crime hediondo o homicídio qualificado, a lesão corporal gravíssima e a lesão seguida de morte de autoridades do Judiciário. Também torna qualificados os crimes de homicídio e lesão corporal dolosa contra essas pessoas, e aumenta as penas por esses crimes contra cônjuges e parentes até o terceiro grau das autoridades.

Uma parte do projeto, contudo, previa mudanças na Lei Geral de Proteção de Dados, o que poderia ser interpretado como uma autorização para que órgãos públicos, como tribunais, limitassem e vetassem o acesso a informações dos contracheques dessas autoridades.

"Os dispositivos propostos poderiam implicar restrição da transparência, e da possibilidade de fiscalização dos gastos públicos pela sociedade, sobretudo da remuneração dos servidores envolvidos", escreveu Lula em mensagem ao Congresso.

A lei prevê a implementação de um programa que assegura "proteção por circunstâncias decorrentes do exercício de suas funções, sempre que demonstrada a necessidade" a essas autoridades, com garantia de escolta e outros aparatos de segurança.

O veto ainda pode ser derrubado pelo Congresso Nacional.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaGoverno LulaJustiça

Mais de Brasil

Governo Lula condena ataques dos EUA a instalações nucleares do Irã

Brasileira desaparecida em vulcão foi deixada para trás por guia, diz imprensa da Indonésia

Rio Grande do Sul tem 126 municípios afetados pelas chuvas, mas número de pessoas desalojadas cai

Maioria da população apoia a reeleição de presidentes, governadores e prefeitos, diz pesquisa