Lula indica diplomatas para ONU, Reino Unido, França, EUA e Argentina
Para ocupar os postos, os indicados por Lula precisam ser sabatinados no Senado e ter seus nomes aprovados em comissão e no plenário
Agência de notícias
Publicado em 22 de março de 2023 às 00h08.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou para apreciação do Senado a indicação de seis diplomatas para cargos de embaixador no exterior, além de Sérgio França Danese para representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas ( ONU ).
As mensagens de envio dos nomes estão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 21. Dentre eles, está o do ex-ministro da Relações Exteriores Antonio Patriota para embaixador no Reino Unido. Patriota foi ministro das Relações Exteriores de 2011 a 2013, durante o governo Dilma Rousseff.
- Flamengo aparece como favorito à Libertadores nas casas de apostas; veja o ranking
- Luisa Stefani cai na chave de duplas do Masters 1000 de Indian Wells
- Petrobras diz que não há fundamentos para suspensão de assinaturas de venda de ativos
- Acidente com helicóptero deixa quatro mortos em SP
- Justiça do Rio aprova segundo processo de recuperação judicial da Oi
- Trump diz que será 'preso' na terça e convoca protestos
Maria Luiza Ribeiro Viotti nos Estados Unidos
Para a representação brasileira nos Estados Unidos, foi indicada Maria Luiza Ribeiro Viotti. Economista e diplomata de carreira, ela é da confiança do embaixador Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa e atual assessor especial de Lula. Ela já foi chefe de gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, em Nova York. No Itamaraty, lidou com temas sociais, direitos humanos, meio ambiente e assuntos indígenas. Viotti também chefiou a embaixada em Berlim.
Para ocupar os postos, os indicados por Lula precisam ser sabatinados no Senado e ter seus nomes aprovados em comissão e no plenário.
As outras indicações enviadas ao Congresso por Lula são:
- Paulino Franco de Carvalho Neto, para embaixador no Egito e, cumulativamente, no Estado da Eritreia;
- Ricardo Neiva Tavares, para embaixador na França e, cumulativamente, no Principado de Mônaco;
- Julio Glinternick Bitelli, para embaixador na Argentina;
- Everton Vieira Vargas, para embaixador do Brasil junto à Santa Sé e, cumulativamente, junto à Ordem Soberana e Militar de Malta.
Os postos indicados por Lula são de embaixadas consideradas estratégicas para a política externa, parte delas postos-chave do "circuito Elizabeth Arden", que reúne os destinos mais badalados da diplomacia.