Brasil

Linha 9-Esmeralda apresenta falhas pelo segundo dia consecutivo; ViaMobilidade abre investigação

De acordo com a empresa, o sistema Paese foi acionado para atender os passageiros no trecho

Este é o segundo dia consecutivo que a operação apresenta falhas (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Este é o segundo dia consecutivo que a operação apresenta falhas (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Publicado em 4 de outubro de 2023 às 06h56.

Última atualização em 4 de outubro de 2023 às 08h21.

A Linha9-Esmeralda, operada pela empresa ViaMobilidade, continua com problemas na manhã desta quarta-feira, 4. A linha apresentou uma falha elétrica entre as estações Morumbi e Villa Lobos-Jaguaré.

De acordo com a empresa, o sistema Paese foi acionado para atender os passageiros no trecho. Nas demais estações, a operação acontece normalmente. 

Este é o segundo dia consecutivo que a operação apresenta falhas. Nesta terça-feira, 3, a linha registrou uma pane elétrica no mesmo trecho, por volta das 14h. O Paese também foi acionado para atender os passageiros.

Alvo de crítica dos grevistas, a Linha 9-Esmeralda foi defendida pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em coletiva na manhã desta terça-feira. O chefe do Executivo paulista disse que o número de falhas nas linhas 8 e 9 estão diminuindo e apontou que a linha com o maior número de falhas hoje é a 15, sob gestão do Metrô. 

A empresa diz que técnicos atuam desde terça, 3, para corrigir a falha, que ocorreu por volta das 14h. O trabalho de manutenção envolve "cinco frentes de trabalho formadas por cerca de 70 colaboradores", disse, em nota, a ViaMobilidade, que também opera a Linha 8-diamante.

A ViaMobilidade abriu boletim de ocorrência para investigação de suposto vandalismo na região onde ocorreu a falha. O Bom Dia São Paulo, da TV Globo, exibiu parte do documento, no qual funcionários relatam "pedras estranhas ao sistema (grandes e não britas)" e um "tubo metálico e um cabo de aço", além de cinco gradis abertos.

"A gente não pode afirmar ainda que foi um ato de vandalismo", disse Marcio Hannas, presidente da Divisão de Mobilidade da CCR, à Globo. "Esse material que foi encontrado não faz parte do nosso sistema. "A única causa que eu não consigo afirmar é que essa foi a causa do problema."

O Estadão pediu mais informações à ViaMobilidade, mas a empresa apenas confirmou a abertura do BO. A reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas ainda não obteve retorno.

Na terça, a Linha 9 também teve problemas por volta das 14h e a circulação dos trens entre as estações Morumbi e Villa Lobos - Jaguaré chegou a ficar paralisada por conta da ocorrência operacional. A falha na linha concedida ocorreu no mesmo dia da greve convocada por sindicatos de funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), do Metrô e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Fim da greve parcial

Após uma greve de 24 horas, os sindicatos dos servidores do Metrô, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) aprovaram o fim da paralisação na noite da última terça-feira, 3, contra os projetos de privatização em discussão pelo governo Tarcísio de Freitas. Com a decisão, as linhas do Metrô e CPTM vão operar normalmente hoje.

Os trabalhadores afirmaram que vão seguir mobilizados e prometem novas greves nos próximos meses caso o governo do estado não recue sobre os planos de privatização das empresas públicas.

Em votação após assembleia nesta terça-feira, quase 3 mil servidores decidiram pelo encerramento da greve e retomada das atividades a partir de amanhã. Por outro lado, a maioria, 39%, votou para não haver nem assembleia e greve na semana que vem.

Linha 9-Esmeralda está funcionando normalmente?

A Linha 9 até o momento não está funcionando normalmente. Uma falha elétrica entre as estações Morumbi e Cidade Universitária está impedindo a circulação no trecho. Até o momento, não há previsão de concerto

Acompanhe tudo sobre:Transporte públicoTransporte de passageiros

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame