Brasil

Temporais devem retornar ao Rio Grande do Sul nesta semana; veja previsão

Precipitações devem começar nesta terça-feira, na porção sul do Estado e na região de Campanha

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, inundada pela enchente que assola o estado (Florian PLAUCHEUR/AFP)

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, inundada pela enchente que assola o estado (Florian PLAUCHEUR/AFP)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 21 de maio de 2024 às 16h22.

Tudo sobreEnchentes no RS
Saiba mais

O Rio Grande do Sul deve ser novamente atingido por chuvas fortes nesta semana. A entrada de umidade na região será favorecida por uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, e até a sexta-feira, 24, há previsão de temporais em todo o território gaúcho.

As precipitações devem começar nesta terça-feira, 21, na porção sul do Estado e na região de Campanha. Segundo a agência Climatempo, há previsão de pancadas, médias e fortes, com raios e ventos de até 70 km/h.

Em Porto Alegre, o clima deve se manter estável durante o dia, com possibilidade de chuva somente à noite. A temperatura máxima prevista para a cidade é de 23°C, enquanto a mínima é de 12°C, de acordo com o serviço meteorológico Meteoblue.

A partir de quarta-feira, 22, a formação de uma frente fria com direção ao sudeste vai manter as instabilidades no sul do País. Grandes volumes de chuva são esperados no centro-sul gaúcho, segundo a Climatempo, aumentando risco de enchentes, deslizamentos de terra e outros problemas relacionados. Cidades como Bagé, Uruguaiana e Pelotas podem receber chuvas o dia inteiro.

Os temporais devem avançar sobre a região metropolitana de Porto Alegre e o norte do Estado na quinta-feira, 23, com previsão de pancadas persistentes. O cenário tende a se repetir no dia seguinte, com previsão de chuva generalizada em todo o território gaúcho.

A Climatempo prevê, a partir da análise de dados meteorológicos, que a chuva só vai diminuir no sábado, 25. O fim de semana deve ser marcado por pancadas rápidas e irregulares na faixa litorânea, enquanto o sol retorna às demais áreas do Estado.

Acompanhe tudo sobre:Enchentes no RSPorto AlegreRio Grande do Sul

Mais de Brasil

PL do aborto: Conselho Federal da OAB aprova parecer que avalia texto como inconstitucional

Em SP, operação da Polícia Civil despeja projeto social na Cracolândia

PF recupera gravuras raras roubadas há 16 anos da Biblioteca Mário de Andrade, em SP

Onde cai o dinheiro do PIS e como sacar

Mais na Exame