Exame Logo

Imprensa internacional destaca as dificuldades na rendição de Lula

Ex-presidente petista tentou sair do Sindicato dos Metalúrgicos, mas foi impedido por manifestantes

Manifestantes tentam impedir a saída de Lula do Sindicato dos Metalúrgicos (Leonardo Benassato/Reuters)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 7 de abril de 2018 às 18h34.

Última atualização em 7 de abril de 2018 às 18h36.

São Paulo - As dificuldades enfrentadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para deixar o prédio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e se apresentar à Polícia Federal na tarde deste sábado são destaque na imprensa internacional.

O jornal norte-americano New York Times aponta que "dúzias de apoiadores não deixaram o carro em que Lula estava sair pelos portões do sindicato". O veículo ainda destaca que a Polícia Federal "deixou claro que não quer tentar buscá-lo no sindicato - o que poderia provocar confrontos".

Já o periódico espanhol El País colocou a situação de Lula na capa do portal. "Um grupo de seguidores de Lula bloqueia a saída do sindicato para impedir que se entregue", diz a manchete.

O mesmo destaque é verificado no portal Público, de Portugal. "Lula tenta abandonar sede do sindicato, mas apoiadores barram saída." O jornal argentino El Clarín destaca os gritos de "resistência" dos militantes que bloqueavam a saída do sindicato.

A rede norte-americana de televisão CNN e o jornal The Washington Post tratam de expectativa para que o ex-presidente se apresente à Polícia Federal.

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame