IGP-M registra queda de 0,31% na primeira prévia de agosto
Dados do índice usado no reajuste de contratos de aluguel foi divulgado hoje (11) pela Fundação Getulio Vargas
Da Redação
Publicado em 11 de agosto de 2014 às 13h11.
Rio de Janeiro - A primeira prévia de agosto do Índice Geral de Preços - Mercado ( IGP-M ) teve deflação (queda de preços) de 0,31%. A queda de preços, no entanto, foi menos intensa do que a observada na prévia de julho (-0,5%). O dado foi divulgado hoje (11) pela Fundação Getulio Vargas ( FGV ). Em 12 meses, o indicador, usado no reajuste de contratos de aluguel , acumula inflação de 4,84%.
A redução do ritmo de queda foi puxada pelos preços no atacado e pelo custo da construção civil. O subíndice de Preços ao Produtor Amplo, que analisa o atacado, passou de uma deflação de 0,87% na prévia de julho, para uma deflação de 0,56% na prévia de agosto.
Já o Subíndice de Custo da Construção, que havia registrado inflação de 0,33% na prévia de julho, passou para uma taxa de 0,44% em agosto.
Por outro lado, o Subíndice de Preços ao Consumidor, que analisa o varejo, teve uma queda na taxa de inflação, ao passar de 0,16% em julho para 0,03% em agosto. A primeira prévia de agosto foi calculada com base em preços coletados entre os dias 21 e 31 de julho.