Supermercados puxam alta do varejo em julho
Supermercados foram beneficiados pela queda nos preços dos produtos alimentícios
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.
Rio de Janeiro - O segmento de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, de maior peso na Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), respondeu sozinho por 5,3 ponto porcentual (ou 49,2%) do aumento de 10,9% apurado nas vendas do varejo em julho ante igual mês de 2009. Nessa comparação, as vendas dessa atividade registraram alta de 11,0%.
O técnico da coordenação de Serviços e Comércio do instituto, Nilo Lopes, disse que os supermercados estão sendo beneficiados pela queda nos preços dos produtos alimentícios. Ele observou que a desaceleração no resultado do segmento em julho (alta de 0 1%) ante julho (aumento de 1,5%) deve refletir apenas uma acomodação. "Os resultados ante o mês anterior são muito voláteis e é difícil encontrar uma explicação para essa perda de ritmo", disse.
Entre as dez atividades do varejo investigadas na pesquisa do IBGE, o maior aumento apurado nas vendas em julho ante igual mês de 2009 foi registrado em equipamentos de escritório e informática (alta de 20,3%). No entanto, o mesmo segmento registrou o pior resultado na comparação entre julho e junho (baixa de 4,4%). Segundo Lopes, a queda registrada ante junho no setor responde à base de comparação muito elevada de junho (alta de 4,8%) em relação a maio.
Leia mais notícias sobre supermercados
Siga as últimas notícias deEconomia no Twitter