Brasil

Como consultar e atualizar o Cadastro Único pela internet?

Veja como consultar e atualizar o CadÚnico, principal cadastro de benefícios do Governo Federal

 (Reprodução/Reprodução)

(Reprodução/Reprodução)

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista freelancer

Publicado em 16 de abril de 2024 às 08h12.

Última atualização em 18 de junho de 2024 às 16h47.

Hoje em dia a maioria dos programas sociais do Governo Federal, assim como a maior parte do compartilhamento de dados no mundo, são feitos pela internet. 

Esse é o caso do CadÚnico, plataforma que concentra todas as informações dos beneficiários de programas públicos no Brasil, sendo o espaço responsável pela centralização dos dados dos cidadãos. 

Descubra agora quanto você tem direito na sua rescisão! Use nossa calculadora e saiba na hora.

Se você já tem cadastro no CadÚnico e não sabe como atualizar o Cadastro Único pela internet, neste texto, te mostraremos o que fazer e onde é possível verificar a situação dos beneficiários, além de quanto tempo os dados devem ser atualizados na plataforma.

Quem vai precisar atualizar o Cadastro Único em 2024?

No começo de 2024, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) anunciou que cerca de 7 milhões de famílias estão com o cadastro desatualizado no Cadastro Único. A falta de informações atualizadas no sistema pode cancelar benefícios sociais importantes, como o Bolsa Família. 

Portanto, toda família que teve qualquer alteração nas informações de cadastro, como o telefone, endereço, número de familiares e outros, precisa atualizar o Cadastro Único em 2024 para garantir o recebimento de diversos benefícios do governo. 

Como atualizar o Cadastro Único pela internet? 

É importante que os dados do cadastro estejam em dia para que os benefícios relacionados a programas sociais do governo sejam mantidos. A recomendação é de que a atualização deve ser feita, no máximo, a cada 2 anos, segundo informações do Governo Federal. 

Para atualizar o CadÚnico ou Cadastro Único pela internet é simples, mas necessita de alguns detalhes. Confira o passo a passo que preparamos para te auxiliar na hora que a consulta for feita:

Pelo aplicativo Cadastro Único 

  • Faça o download do app "Cadastro Único" na loja de aplicativos do seu celular;
  • Abra o app e clique na opção "Entrar com o Gov.br";
  • Clique em "Atualização cadastral por confirmação" na tela principal. 

Ao acessar essa opção, você pode se deparar com três situações: 

  • Banner vermelho: indica que o cadastro da família está desatualizado, se for o seu caso, clique para atualizar;
  • Banner amarelo: o banner amarelo indica que o seu cadastro está prestes a ficar desatualizado, então é importante realizar a atualização cadastral por confirmação, na mesma tela do app; 
  • Banner verde: já o banner verde indica que os seus dados estão atualizados no Cadastro Único e não há com que se preocupar. 

Se a atualização é necessária, a partir daí, basta informar os dados solicitados no aplicativo e confirmar se as informações estão corretas. 

Caso os dados fornecidos continuem os mesmos, o processo está finalizado. Mas, se caso as informações tenham sido alteradas, é necessário que o responsável familiar se dirija a um Posto de Atendimento do Cadastro Único para fazer a finalização da atualização presencialmente. 

Telefone para atualizar CadÚnico

O Ministério do Desenvolvimento também possibilita que você possa consultar as informações pelo telefone 0800 707 2003. Ligando neste número, o cidadão é capaz de verificar a situação do benefício, datas de recebimento e saque dos programas aos quais ele participa. 

Quais documentos são necessários para atualizar o CadÚnico

Assim como no momento do cadastro, o beneficiário precisa fornecer dados importantíssimos para manutenção do cidadão em programas sociais. São documentos não apenas do responsável pela família, mas também dados de seus familiares.

Ao beneficiado, responsável familiar, é exigido o CPF ou título de eleitor. Aos familiares, é necessário que se forneça: CPF, título de eleitor, certidão de nascimento, certidão de casamento e carteira de identidade. 

Em caso de famílias em que o beneficiário seja um representante legal, é necessário que se entregue: termo de guarda, curatela e tutela dos familiares. 

Por que manter o Cadastro Único atualizado é importante?

Assim como mencionado anteriormente, manter o CadÚnico atualizado é fundamental para a manutenção dos benefícios. 

Caso os dados sejam inconsistentes ou não tenham sido atualizados nos últimos 2 anos, o beneficiário pode perder o direito ao programa ao qual está cadastrado. 

É recomendado, portanto, que a atualização seja feita a cada um ano e meio, assim o cidadão não perderá o prazo e, o mais importante, o benefício. 

Como verificar se as informações do Cadastro Único estão atualizadas

Considerando que o beneficiário já possui cadastro na plataforma, para consultar as informações cadastrais do cidadão basta acessar o site do CadÚnico ou o aplicativo. 

  • Pelo app, na mesma aba em que é feita a consulta de atualização de cadastro, a opção "Atualização cadastral por confirmação", é possível conferir se os seus dados estão atualizados, prestes a atualização ou com necessidade de atualização imediata. 
  • Já pelo site, após o preenchimento de algumas informações básicas, você já terá acesso às suas informações e poderá conferir se todos os dados cadastrados estão devidamente atualizados. 

Caso as dúvidas persistam, você pode ligar no telefone 0800 707 2003 e se informar a respeito do seu cadastro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Quanto tempo demora para atualizar o Cadastro Único no sistema?

Após inserida todas as informações novas da família no Cadastro Único, todos esses elementos são analisados, para ser verificada a veracidade dos dados informados. O Governo Federal indica um prazo médio de 45 dias entre a análise das informações e a liberação dos benefícios. 

Mas não se preocupe, você pode acompanhar a sua solicitação no app CadÚnico. 

Como consultar o Cadastro Único pelo CPF?

Para consultar o Cadastro Único pelo CPF é bem simples, veja o tutorial: 

  1. Acesse o site do CadÚnico
  2. Clique em “Consulta por CPF”; 
  3. Insira o CPF e data de nascimento do titular da família.

E pronto, já é possível acessar a consulta simples do Cadastro Único. Caso deseje informações mais completas, como os benefícios recebidos, datas de pagamento e outros detalhes, o recomendado é fazer o acesso no mesmo site indicado, porém utilizando o login do gov.br. 

O que fazer se não conseguir atualizar o cadastro online?

Caso a família não consiga atualizar o Cadastro Único online, o recomendado é que o titular do cadastro se dirija até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência, portando um documento original com foto. 

Se as dúvidas persistirem, não hesite em entrar em contato com o CRAS via telefone, pelo número 0800 707 2003. 

Leia também

Acompanhe tudo sobre:Documentação

Mais de Brasil

Com previsão de chuvas, Rio Grande do Sul prepara equipes para resgates em 4 regiões

Tempo seco eleva risco de incêndio no estado de São Paulo nesta semana, diz Defesa Civil; veja mapa

Brasil se aproxima de 6 milhões de casos e 4 mil mortes por dengue

Dois terremotos de magnitudes 4.2 e 3.0 são registrados em cidade de Minas Gerais nesta terça

Mais na Exame