Brasil

Cartão Prato Cheio: como fazer o cadastro; tudo que você precisa saber

Veja os critérios para ser contemplado pelo Cartão Prato Cheio, benefício social do DF

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista freelancer

Publicado em 13 de maio de 2024 às 19h22.

Última atualização em 13 de maio de 2024 às 19h36.

Tudo sobreBenefícios
Saiba mais

O governo do Distrito Federal possui algumas iniciativas que têm como objetivo garantir direitos básicos aos cidadãos de baixa renda e vulnerabilidade social. Um desses programas é o Prato Cheio, que atende mais de 100 mil famílias. 

Famílias com insegurança alimentar e nutricional podem solicitar o benefício e, neste texto, te explicamos o que é e como funciona o Cartão Prato Cheio, quais são os critérios para ter direito e demais informações para você se inteirar sobre o assunto

O que é o Cartão Prato Cheio?

O Cartão Prato Cheio faz parte de um programa criado pelo Distrito Federal que visa auxiliar famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social, com foco na alimentação destas pessoas.

A ideia é que essas famílias tenham recursos básicos para comprar alimentos em estabelecimentos já credenciados no programa, como mercados, padarias e açougues. 

Como funciona o Cartão Prato Cheio?

O programa funciona como uma medida paliativa para a situação de vulnerabilidade exemplificada no tópico anterior, e por isso tem um período determinado para que o cidadão receba o valor creditado em seu cartão.

O prazo de duração do benefício do Cartão Prato Cheio é de nove meses, mas, dependendo da situação do beneficiário, caso perdure o estado de vulnerabilidade, pode ser prorrogado perante a uma nova consulta socioassistencial. 

Quem tem direito ao Cartão Prato Cheio?

Para que você possa participar do Cartão Prato Cheio, é necessário respeitar alguns requisitos, sendo eles: 

  • Possuir renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa da família;
  • Estar em situação de insegurança alimentar;
  • Estar inscrito no CadÚnico para programas sociais do governo federal, Cadastro único ou Sistema Integrado de Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SIDS);
  • Residir no Distrito Federal.

Como fazer o cadastro do Prato Cheio?

Para fazer o cadastro do Prato Cheio, saber se você tem direito ao programa, é preciso buscar uma unidade de referência de atendimento socioassistencial, como o CRAS, CREAS, Centro Pop e Unidades de Acolhimento. 

Durante o atendimento, será analisada a condição da família por meio da avaliação de um profissional, que determinará a situação de insegurança alimentar e nutricional, para que o benefício seja autorizado. 

Como fazer a consulta Prato Cheio?

Para consultar o benefício Prato Cheio, é simples. Veja o passo a passo: 

  1. Acesse o site https://gdfsocial.brb.com.br/#/home
  2. Na aba social do banco BRB, na coluna da direita, você verá a opção “Consulta Prato Cheio”. Clique nesta opção; 
  3. Insira o seu CPF, data de nascimento e clique em avançar; 
  4. O próprio sistema vai fazer a consulta se você é ou não um beneficiário; 
  5. Caso seja, todas as informações sobre o cartão e local de retirada estarão nesta página. 

Caso você tenha dificuldades em acessar o site e verificar o seu benefício Prato Cheio, também é possível entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (61) 3029 8440. 

Onde pode usar o Cartão Prato Cheio?

O Cartão Prato Cheio pode ser utilizado na maior parte dos estabelecimentos que trabalham comercializando alimentos, como supermercados, padarias, açougues e demais tipos de comércio

Vale lembrar que não é permitido a utilização do crédito do cartão para comprar bebida alcoólica, cigarro ou qualquer outro produto que não seja voltado para a alimentação. O descumprimento da regra pode acarretar na perda do benefício e no descredenciamento do estabelecimento que realizou a comercialização indevida. 

Em quanto tempo liberam o Cartão Prato Cheio?

O prazo para a liberação do Cartão Prato Cheio é incerto, pois o programa segue uma ordem de prioridade. O ideal é checar o processo no site do BRB, seguindo o passo a passo acima, para se informar sobre a data de retirada do cartão e liberação do saldo.

Qual é o valor do saldo do Cartão Prato Cheio?

O Cartão Prato Cheio tem um valor de nove parcelas de R$ 250,00 por mês. Quando esse período acabar, o responsável pela família precisa comparecer presencialmente no CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, o mais próximo de sua residência. 

Por lá, o time de profissionais fará uma nova avaliação da família para entender se o benefício deve ou não ser continuado.

Acompanhe tudo sobre:Benefícios

Mais de Brasil

Governo diz que concessionária seguirá operando Aeroporto Salgado Filho

Caso Marielle: Moraes autoriza inquérito contra irmãos Brazão e Rivaldo por suspeita de obstrução

Chuvas no RS: nível do Guaíba deve atingir cota de inundação nesta quarta-feira, aponta IPH

Mais na Exame