Greve do Metrô e CPTM: veja alternativas para se locomover em SP nesta terça
Com a paralisação, as linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 15-prata não devem funcionar nesta terça-feira. Na CPTM, as linhas 7-rubi, 10-turquesa, 11-coral, 12-safira e 13-jade também não devem operar
Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 28 de novembro de 2023 às 00h40.
Última atualização em 28 de novembro de 2023 às 07h11.
Os sindicatos do Metrô, CPTM e Sabesp realizam nesta terça-feira, 28, uma greve unificada. Os servidores afirmam que a paralisação é contra as privatizações e terceirizações em discussão pelogoverno Tarcísio de Freitas, como da Sabesp, em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Por conta da paralisação, parte da população precisará mudar de trajeto para se locomover pela cidade.
Com a paralisação, as linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 15-prata não devem funcionar nesta terça-feira. Na CPTM, as linhas 7-rubi, 10-turquesa, 11-coral, 12-safira e 13-jade também não devem operar.
- Vai ter greve do Metrô e CPTM hoje? Veja quais linhas são afetadas
- Greve do Metrô e CPTM: prefeitura de SP suspende rodízio de veículos e reforça operação de ônibus
- Greve do Metrô e CPTM: governo de SP decreta ponto facultativo nesta terça-feira
- Trabalhadores do Metrô, CPTM e Sabesp aprovam greve no dia 28
- Greve em SP: Metrô está funcionando hoje? Veja situação das linhas nesta terça
- Sete terminais de ônibus de SP são fechados por bloqueios
Metrô e CPTM
As linhas 4-amarela, 5-lilás, 8-diamante e 9-esmeralda vão operar normalmente em meio à greve -- elas são administradas pela iniciativa privada. Por isso, são alternativas para passageiros se locomover pela cidade.
Ônibus
A prefeitura de São Paulo afirma que, durante todo o dia,100% da frota de ônibus estará em operação, além do reforço da frota com mais 200 ônibus. A operação regular, feita com 11.934 veículos, terá um total de 12.134 ônibus.
De acordo com a Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e a SPTrans, objetivo de manter a frota total durante todo o dia é amenizar os transtornos causados à população, considerando que um ônibus de grande porte tem capacidade para transportar 170 passageiros, enquanto um trem transporta mais 1.000 pessoas a cada viagem.
Carro
ACompanhia de Engenharia de Tráfego ( CET )suspendeu o rodízio de veículos durante toda terça-feira, 28, em razão da greve dos funcionários do Metrô e da CPTM. Segundo o órgão, o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF); e as proibições de circulação de veículos nas faixas e corredores de ônibus, conforme a sinalização, continuam valendo. A CET afirma que vai manter o monitoramento constante nas ruas e avenidas da cidade para garantir a fluidez das vias.
Aplicativo de transporte
Com a suspensão de rodízio, a oferta de veículos em aplicativos de transporte como Uber e 99 deve ser reforçada.
Bicicleta e caminhada
A utilização de bicicletas ou trajetos a pé são recomendados para realizar percursos de curta distância. A utilização de chamadas "caronas solidárias" com vizinhos ou amigos também pode ser uma solução para andar pela cidade.