Exame Logo

Governo autoriza uso das Forças Armadas em combate a queimadas na Amazônia

De acordo com o Palácio do Planalto, os nove Estados da Amazônia Legal concordaram com a GLO, mas só Roraima já assinou o pedido

Queimadas na Amazônia: região tem focos de incêndios há dias (Bruno Kelly/File Photo/Reuters)
R

Reuters

Publicado em 23 de agosto de 2019 às 18h34.

Última atualização em 23 de agosto de 2019 às 18h39.

Brasília — O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta sexta-feira, 23, uma autorização preventiva para Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para combate aos incêndios florestais nos Estados da Amazônia Legal , para entrarem em vigor a depender de cada governador apresentar um pedido.

A autorização foi publicada nesta sexta em uma edição extra do Diário Oficial.

Veja também

De acordo com informações do Palácio do Planalto, os nove Estados da Amazônia Legal já concordaram com a GLO. No entanto, apenas Roraima já assinou o pedido.

Ao sair de uma reunião com Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o governador do Estado, Antonio Denarium confirmou que apresentou o pedido.

"Os Estados da região amazônica não têm condições hoje de fazer o combate aos incêndios florestais", disse Denarium. "O governo federal vai colocar as tropas que estão na região e se for necessário levará mais de outras regiões."

Essa é a primeira medida anunciada pelo governo depois das crise causada pelas informações de que os focos de queimada na Amazônia aumentaram mais de 80% em relação ao mesmo período do ano passado.

Bolsonaro irá fazer um pronunciamento em cadeia de rádio e TV na noite desta sexta para anunciar as medidas que serão tomadas pelo governo para tentar combater os incêndios.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaExércitoIncêndiosJair Bolsonaro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame