Governo antecipa 7 milhões de doses de vacina da Pfizer para julho
O governo tenta acelerar a chegada de vacinas contra covid-19 em meio às investigações da CPI da Covid do Senado
Da Redação
Publicado em 16 de junho de 2021 às 19h54.
Última atualização em 16 de junho de 2021 às 20h06.
Após preterir no ano passado negociações com a Pfizer , o Ministério da Saúde anunciou na noite desta quarta-feira a antecipação do recebimento de 7 milhões de doses davacinacontracovid-19 do laboratório norte-americano, elevando, dessa forma, a previsão de suprimento desse imunizante ao Brasil para 15 milhões de doses no próximo mês.
Na noite desta quarta-feira (16), o ministro Marcelo Queiroga fez um pronunciamento sobre a antecipação das doses, afirmando: "A previsão inicial era de que 8 milhões de doses chegassem em julho. Após conversas com a farmacêutica, o Brasil vai receber 15 milhões de doses no próximo mês". O ministério da Saúde ainda acrescentou que "Até o fim do ano, 200 milhões de doses da Pfizer vão desembarcar por aqui para turbinar nossa campanha de vacinação contra a Covid-19!".
- Entenda como o avanço da vacinação afeta seus investimentos. Aprenda com a EXAME Academy
Veja o vídeo completo do pronunciamento:
O governo tenta acelerar a chegada de vacinas contra Covid-19 em meio às investigações da CPI da Covid do Senado que questionam a demora do país na aquisição de imunizantes e ao elevado número de mortes e casos da doença.
A Pfizer foi um dos laboratórios que teve acertos para a compra de vacinas postergados pelo Ministério da Saúde no ano passado, num momento em que o governo federal não priorizava a busca de imunizantes, segundo depoimentos e documentos da CPI. Em nota, a farmacêutica confirma as informações do governo brasileiro e afirma que as entregas fazem parte das doses programadas inicialmente para o terceiro trimestre.
Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.