Exame Logo

Fumaça de queimadas de SP deve perdurar até quarta-feira em Goiânia; aeroporto cancela voos

Partículas de queimadas originadas no Sudeste se somaram às da Amazônia e do Centro-Oeste, acumulando na região após serem empurradas pela chegada de uma frente fria

(@mrandaf_ /Reprodução)
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 25 de agosto de 2024 às 13h18.

Última atualização em 25 de agosto de 2024 às 13h41.

A chegada de uma frente fria ampliou o alcance das fumaças provenientes das queimadas em São Paulo e chegou até localidades do Centro-Oeste, como Goiás e Brasília.

O aeroporto de Goiânia precisou cancelar voos devido aos problemas de visibilidade da região, visto que a capital amanheceu coberta de fumaça neste domingo.

Veja também

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a previsão é de que a fumaça se dissipe gradativamente até a próxima quarta-feira (28).

A situação percebida em Goiânia e em outras cidades da região Centro-Oeste é resultante de um acumulado de incêndios que foram amplificados por ventos intensos da frente fria. A junção das fumaças, então, seria um resultado de queimadas na Região Amazônica, no Sudeste do Brasil, e também produzidas pelas queimadas em Goiás.

Até o último sábado, 24, 897 focos de queimadas foram registrados em Goiás, o que representa um aumento de 83,83% em relação ao mesmo período em 2023.

Veja a lista de voos alterados em virtude do ocorrido:

A Cimehgo ressalta que a situação ocorre em meio ao baixo índice de umidade relativa do ar proporcionado pela seca em Goiás, comum nesta época do ano. O Centro de Informações recomenda que a população tome cuidados com a saúde e evite exposição às partículas de fumaça nas ruas.

Imagens dos incêndios em diversas cidades de São Paulo

Acompanhe tudo sobre:Incêndios

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame