Fumaça de queimadas de SP deve perdurar até quarta-feira em Goiânia; aeroporto cancela voos
Partículas de queimadas originadas no Sudeste se somaram às da Amazônia e do Centro-Oeste, acumulando na região após serem empurradas pela chegada de uma frente fria
Agência de notícias
Publicado em 25 de agosto de 2024 às 13h18.
Última atualização em 25 de agosto de 2024 às 13h41.
A chegada de uma frente fria ampliou o alcance das fumaças provenientes das queimadas em São Paulo e chegou até localidades do Centro-Oeste, como Goiás e Brasília.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a previsão é de que a fumaça se dissipe gradativamente até a próxima quarta-feira (28).
A situação percebida em Goiânia e em outras cidades da região Centro-Oeste é resultante de um acumulado de incêndios que foram amplificados por ventos intensos da frente fria. A junção das fumaças, então, seria um resultado de queimadas na Região Amazônica, no Sudeste do Brasil, e também produzidas pelas queimadas em Goiás.
Até o último sábado, 24, 897 focos de queimadas foram registrados em Goiás, o que representa um aumento de 83,83% em relação ao mesmo período em 2023.
Veja a lista de voos alterados em virtude do ocorrido:
- AD 4223 CNF/GYN [Confins (MG)/Goiânia]
- AD 4016 GYN/CNF [Goiânia/Confins (MG)]
- LA3540 alternado para BSB
- LA3542 GYN/CGH [Goiânia/Congonhas (SP)]
- AD 2694 VCP/GYN [Campinas (SP)/Goiânia]
- AD 2869 GYN/VCP [Goiânia/Campinas (SP)]
A Cimehgo ressalta que a situação ocorre em meio ao baixo índice de umidade relativa do ar proporcionado pela seca em Goiás, comum nesta época do ano. O Centro de Informações recomenda que a população tome cuidados com a saúde e evite exposição às partículas de fumaça nas ruas.