Exame Logo

Frente fria: 5 cidades do Brasil terão menor temperaturas do ano hoje; RS tem risco de geada

Temperatura mais baixa deve durar até o fim de semana, sobretudo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Frente fria: Sul do país tem risco de nevada (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)
Luiza Vilela

Repórter de POP

Publicado em 15 de maio de 2024 às 08h39.

Depois de dias imersos em uma onda de calor, o Brasil passa pela chegada de umafrente friaem cinco capitais nesta quarta-feira, 15. A maior atenção é para o Sul, que deve registrar a menor temperatura do país. O Rio Grande do Sul, ainda imerso nas enchentes que assolam o estado, apresenta risco de geada.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),a cidade de Porto Alegre tem mínima de 7ºCpara esta quarta-feira. A capital é uma das mais afetadas pelas chuvas.]

Veja também

Frente fria vai provocar geadas no RS e suavizar calor no Sudeste e Centro-Oeste; veja previsão

Florianópolis também enfrenta baixas temperaturas hoje. A mínima prevista é de 12ºC. Alguns municípios da Serra Gaúcha e de Santa Catarina têm risco de geada, quando os termômetros registram marcas abaixo de 0°C.

O Brasil passa por um bloqueio atmosférico desde o fim de abril, que concentra massas de ar quente no país. Ele é o responsável por manter as chuvas no Sul, impedindo que as frentes frias avancem.

Principais bancos relatam 'desafios significativos' em antecipar riscos climáticos

Veja as cidades que registram a menor temperatura do ano hoje

Segundo estimativas do Climatempo, as cidades de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Rio Branco (AC) terão as menores mínimas do dia.

São Paulo e Rio de Janeiro também sentirão os efeitos da frente fria, mas sem temperaturas muito baixas. A capital paulista registra hoje mínima de 16ºC, ao passo que a capital fluminense pode chegar aos 18ºC.

Quando acaba a frente fria?

A chegada do frio será, no entanto, bem breve. Até sexta-feira, as temperaturas já devem subir de novo. Apesar de enfraquecer o bloqueio atmosférico e amenizar temperaturas, a massa de ar frio não é capaz de rompê-lo.

Acompanhe tudo sobre:ClimaMudanças climáticasonda de calorFrioRio Grande do SulEnchentes no RS

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame