Brasil

FGV prevê crescimento de 7,5% do PIB em 2010

Taxa de juros Selic deverá fechar 2011 no mesmo patamar que terá ao final de 2010, de 10,75% ao ano

O recuo na inflação oficial de um ano para o outro ocorrerá por causa da menor variação em serviço

O recuo na inflação oficial de um ano para o outro ocorrerá por causa da menor variação em serviço

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2010 às 16h56.

O Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) prevê um crescimento de 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010 e de 4,6% em 2011, segundo dados apresentados em seminário realizado hoje na instituição pela economista Silvia Matos. No que diz respeito ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a expectativa é de uma inflação de 5 6% em 2010 e de 4,8% em 2011.

O recuo na inflação oficial de um ano para o outro ocorrerá, segundo as projeções da FGV, por causa da menor variação em serviços (de 7,4% projetados em 2010 para 5,9%) e no grupo de alimentos e bebidas (de 9,6% para 5,5%). Segundo Silvia, o aumento do salário mínimo (que ela avalia que subirá para R$ 550) no ano que vem será "mais ameno" do que este ano, o que possibilitará um alívio na inflação dos serviços.

Ainda segundo os dados apresentados pela economista, a taxa de juros Selic deverá fechar 2011 no mesmo patamar que terá ao final de 2010, de 10,75% ao ano. As projeções apresentadas pela economista no seminário são mais otimistas do que as de outros participantes do evento, como os economistas-chefes do Itaú Unibanco, Ilan Goldfajn e do Santander, Alexandre Schwartsman, que estimam inflação (IPCA) acima de 5% no ano que vem.

A FGV estima um superávit primário de 3,2% em 2011, enquanto Goldfajn projeta 2,5% "esperando ser surpreendido" e Schwartsman, o mais pessimista, não espera um patamar acima de 2%. Os dois economistas estimam aumento na taxa de juros no próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:EstatísticasIndicadores econômicosInflaçãoJurosSelic

Mais de Brasil

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado?

“Estado tem o sentimento de uma dor que se prolonga”, diz governador do RS após queda de avião

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado