Brasil

Fachin nega pedido de Cunha e mantém impeachment suspenso

O ministro Edson Fachin negou pedido do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, para que o processo de impeachment contra Dilma volte a tramitar


	Luiz Edson Fachin: na decisão, Fachin explicou que a suspensão de sua liminar é desnecessária
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Luiz Edson Fachin: na decisão, Fachin explicou que a suspensão de sua liminar é desnecessária (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2015 às 19h05.

Priorizar nos meus resultados Google

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira (11) pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para que o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff volte a tramitar.

Com a decisão, o ministro reafirmou que a Corte vai julgar na próxima quarta-feira (16) a legalidade da Lei 1079/50, que define as regras do procedimento de impeachment.

Na decisão, Fachin explicou que a suspensão de sua liminar é desnecessária, pois o plenário vai julgar se referenda a decisão na próxima semana. Fachin também admitiu o PT, o PSDB e o DEM no processo.

Desta forma, esses partidos também poderão se manifestar sobre a legalidade da norma.

Na última quarta-feira (9), o ministro suspendeu a tramitação do pedido de impeachment de Dilma até o próximo dia 16, quando a Corte deve julgar, a pedido do PCdoB, partido da base aliada do governo, a validade da Lei 1.079/50.

Fachin acrescentou que vai propor aos demais ministros o rito que deverá ser seguido pelo Congresso para dar continuidade à tramitação do pedido de impedimento da presidenta. Segundo o ministro, seu voto permitirá que o processo possa continuar sem questionamentos sobre sua legalidade.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilImpeachmentEduardo CunhaSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Onde assistir ao julgamento do STF sobre as denúncias contra Moraes?

STF realiza julgamento histórico que pode definir se Moraes será investigado; saiba como será

Em novo aceno a trabalhadores de app, Lula vai regulamentar algoritmo das plataformas

Brasil e Estados Unidos devem se reunir no fim de setembro para discutir tarifaço