Brasil

Ex-prefeito de SP, Kassab assume Ministério das Cidades

Novo ministro das Cidades do governo Dilma, Gilberto Kassab foi duas vezes prefeito de São Paulo

Gilberto Kassab, ministro das Cidades: Kassab é presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD) (José Cruz/ABr)

Gilberto Kassab, ministro das Cidades: Kassab é presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD) (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2014 às 20h19.

Brasília - Economista, engenheiro civil e empresário, Gilberto Kassab foi duas vezes prefeito de São Paulo, entre 2006 e 2012. Ele assumiu a prefeitura da capital paulista pela primeira vez após a renúncia de José Serra, de quem era vice-prefeito, quando este deixou o cargo para se candidatar ao governo do estado.

Graduado engenheiro civil pela Escola Politécnicda da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e economista pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Kassab também cursou introdução à ciência política na Universidade de Brasília (UnB) em 1980. Deputado federal por duas legislaturas (1999-2003 e 2203-2007), renunciou em 1º de janeiro de 2005 para assumir o mandato de vice-prefeito em São Paulo.

Kassab iniciou a vida política aos 25 anos, participando do Fórum de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de São Paulo. Em 1989, participou da campanha presidencial de Guilherme Afif Domingos e, em 1992, foi eleito vereador pelo extinto PL. Filiou-se ao PFL (atual DEM) em 1995, alcançando a vice-presidência do partido em São Paulo em 1996 e a presidência em 2007.

Em março de 2011, Gilberto Kassab fundou, com dissidentes de diversos partidos, entre eles DEM, PSDB e PPS, o Partido Social Democrático (PSD), cuja legalização ocorreria em 27 de setembro do mesmo. Ele é presidente nacional da legenda.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasGilberto KassabGoverno DilmaMetrópoles globaisPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrefeitossao-paulo

Mais de Brasil

Pessoa afetadas pelas chuvas no RS podem pedir suspensão de dívidas por 6 meses

Fiocruz envia testes de diagnóstico de leptospirose para o Rio Grande do Sul

Programa de habitação da cidade de SP tem licitação anulada e deve atrasar entregas de Nunes

Em meio à crise no RS, governo vai lançar novo sistema de alerta de desastres climáticos

Mais na Exame